PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

domingo, 3 de março de 2013

CAMPANHA DEFENDE TRABALHO DECENTE PARA OPERÁRIOS DOS ESTÁDIOS DA COPA.

 
“Trabalho Decente Antes e Depois de 2014” é o tema da campanha realizada por 27 sindicatos brasileiros e uma central internacional nos últimos dois anos.
 
Michelle
da Redação
 
Nesta segunda-feira (4), 27 sindicatos brasileiros e a Central Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM) vão lançar o documentário “Trabalho Decente”, em Vitória (ES). O vídeo traz o resultado dos dois anos da campanha “Trabalho Decente Antes e Depois de 2014”, que buscou garantir condições de trabalho dignas para os trabalhadores envolvidos nas construções e reformas dos estádios que sediarão a Copa do Mundo no Brasil.
A exibição do documentário será às 18h30 na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Espírito Santo, no centro de Vitória. Os sindicatos envolvidos na campanha, elaborada em parceria com o Instituto Observatório Social, representam cerca de 30 mil operários da construção civil que estão trabalhando nas obras dos estádios da Copa.
Nos dois anos da campanha, os sindicatos apontam que houve avanços importantes para a melhoria das condições de trabalho dos operários. Contudo, as conquistas só foram alcançadas através de mobilizações e greves dos trabalhadores. Nas ações, os sindicatos pautaram a unificação dos pisos salariais, cesta básica, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), plano de saúde, hora extra, garantia de organização no local de trabalho, adicional noturno, folga familiar e condições de saúde e segurança nas frentes de serviço.
A iniciativa no Brasil é fruto da experiência da ICM na última Copa, na África do Sul. A entidade internacional coordenou campanhas semelhantes, com greves e mobilizações, no evento de 2010. O objetivo das ações é garantir que a agenda do Trabalho Decente, seguindo os pressupostos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), seja cumprida durante os preparativos, e depois, da Copa do Mundo nos países sede.
 
 
<Serviço>
Lançamento do vídeo da campanha “Trabalho Decente Antes e Depois de 2014”
Data: 4 de março
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Sede da FETRACONMAG/SINTRACONST (Rua Pereira Pinto 29, centro, Vitória – ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário