PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 9 de março de 2013

PLANO OPERACIONAL DAS CONFEDERAÇÕES SERÁ "PASSADO A LIMPO".

Em entrevista ao portal Terra, ministro do Esporte explicou que fará, a partir da próxima semana, visitas às seis cidades-sede para conferir o andamento de “item por item”.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, concedeu entrevista nesta sexta-feira (08.03) ao portal Terra e abordou, entre outros assuntos, a preparação do Brasil para organizar a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
 
Rebelo reafirmou sua confiança na capacidade do país de receber os grandes eventos esportivos e adiantou que, na próxima semana, fará uma série de viagens com representantes de 30 órgãos públicos para passar a limpo o plano operacional da Copa das Confederações. “Vamos visitar cada cidade-sede, com autoridades locais, e passar tudo a limpo, item por item”, afirmou. A programação vai começar por Brasília, no dia 12.03. Depois, o grupo passará pelo Rio, dia 13, e Fortaleza, no dia 14.
Os problemas no Maracanã em função das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro foram superados, segundo o ministro, e o cronograma de entrega da obra será mantido. “O governador Sérgio Cabral assegurou que em 27 de abril teremos a primeira atividade, a entrega do Maracanã.”
 
Para Rebelo, o Brasil tem experiência na realização de grandes eventos e, além da infraestrutura necessária, pode oferecer outros atrativos aos turistas. “O Brasil recebe por ano três dos maiores eventos do planeta: o Carnaval do Rio de Janeiro, o de Salvador e o de Recife. Nos três temos mais turistas do que teremos na Copa do Mundo. Acho que o Brasil pode oferecer uma infraestrutura que não é a européia, mas que dá para comportar uma Copa, e temos atrações, razões para o visitante e o turista que não são apenas as materiais, são espirituais: nosso povo, nossa culinária, nossa cultura, nosso calor humano”, disse.
Segundo Rebelo, a Copa do Mundo no Brasil é vista como a Copa no país do futebol. “Acho que a sociedade espera da Copa no Brasil não só um grande espetáculo de futebol, mas também uma grande festa de confraternização.”
 
Obras de mobilidade urbana
Há um grupo que são as obras essenciais do compromisso assinado pelos governos com a FIFA e há outras que são obras do governo federal, que seriam realizadas independentemente da Copa. E nós vamos antecipar a entrega dessas obras para dar maior conforto à população durante a Copa. As obras que sentimos que não ficariam prontas a tempo, retiramos (da Matriz de Responsabildades), mas elas continuarão sendo feitas.
 
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Brasília é a capital do Brasil, precisa ter um estádio digno, à altura do sonho de Juscelino Kubitschek. O Estádio Nacional não terá tantos jogos, mas terá espetáculos, eventos, feiras. Acho que Brasília terá um estádio à altura de sua ousadia.
 
Investimento público na Arena da Baixada, em Curitiba
Em Curitiba, o que há é um empréstimo, com todas as garantias do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que também empresta dinheiro para operadoras de telefonia, para frigoríficos. E há obras de infraestrutura no entorno do estádio. Todas as cidades-sede têm obras de infraestrutura. Ou seja, esses equipamentos vão servir também para a cidade. Esses estádios não vão atrair apenas os jogos de futebol, vão atrair eventos, congressos, feiras. A cidade vai ganhar em emprego, renda e tributos quando esses locais estiverem prontos. É um investimento que terá retorno de interesse público, porque a Copa e a Olimpíada vão gerar 3 milhões e 600 mil empregos, mais que um Uruguai de empregos.
 
Prevenção da violência durante a Copa
Vamos trabalhar em conjunto com a polícia de países como Argentina, Paraguai, Uruguai. Nós temos a lista das torcidas organizadas que praticam violência na América do Sul. Nossa ideia é estabelecer um trabalho conjunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário