PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 20 de março de 2013

GOVERNO PREPARA MEDIDAS PARA INCENTIVAR TURISMO INTERNO.

Ao estimular o brasileiro a viajar pelo país na baixa temporada, governo busca aquecer o setor

Governo vai criar estimúlos para brasileiros viajarem pelo país (crédito: Ischa1/WikiCommons)
 
O governo deve anunciar até o final de abril conjunto de medidas para incentivar o turismo doméstico, principalmente nos períodos de baixa temporada, informou hoje (19) o ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante fórum que debateu as tendências do setor.
 
A intenção é incentivar o brasileiro a viajar pelo país nos períodos de baixa temporada (com menos procura), quandos os preços são baixos. Com isso, movimentar o setor --hotéis, voos, passeios e compras. Está prevista a criação de linhas de crédito especiais para três tipos de consumidores: os idosos, jovens e trabalhadores.
 
De acordo com o ministro, o governo tem conversado com empresários do setor, como agências de turismo e representantes de instituições financeiras dos setores privado e público. No caso do financiamento de viagens aos trabalhadores, os recursos serão procedentes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
 
Na avaliação de Gastão Vieira, existe mercado em potencial a ser explorado com a migração de classes que reforçou a capacidade de consumo no país. Além disso, “nossa população está envelhecendo e com tempo disponível para viajar”.
 
Perguntado sobre como será o enfoque para os jovens, que estudam durante a baixa temporada, o ministro respondeu que a questão ainda está sendo analisada. Mas, conforme Vieira, as ofertas para este público deverão ocorrer em época de férias escolares. Uma das ideias é disseminar as opções de ecoturismo ou turismo de aventura.
 
O setor, porém, não está só de olho no público brasileiro. Os empresários esperam a vinda de mais visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
 
Segundo o ministro, estão ocorrendo negociações bilaterais com os parceiros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Entre as negociações estão possibilidades de melhorar as rotas das companhias aéreas.
 
Experiências do gênero foram debatidas hoje (19) com o ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk, que participou do fórum. A estimativa é que o turismo brasileiro cresça 5% este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário