PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 7 de março de 2013

PREPARAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO PODE FAVORECER MEIO AMBIENTE.

 
No anel de compressão da cobertura, serão instaladas 9,6 mil placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Isso vai gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de cerca de 2 mil residências por dia. A cobertura permitirá, ainda, a passagem de luz natural, a retenção do calor e a retirada da poluição do ar.
 
 
Por Jefferson Guimarães
O Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Um dos aspectos positivos disso é que a movimentação em torno do evento, os ajustes, a construção e reforma dos estádios – que receberão as seleções participantes e milhares de turistas – contam com ações de sustentabilidade.

Os governos do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais lançaram, em parceria com a Coca-Cola, uma campanha para arrecadar garrafas PET. Elas serão utilizadas na fabricação de parte dos assentos de alguns estádios que servirão à próxima Copa do Mundo - o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), o Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Estádio Nacional, em Brasília.

A iniciativa começou no dia 15 de novembro. E os moradores dessas três capitais estão sendo estimulados a doar garrafas. Quem fizer a contribuição, receberá em casa um certificado de participação na obra.

Os acentos serão fabricados com 100% do material reunido por cooperativas e enviado ao fabricante, no Rio de Janeiro. No caso do Estádio Nacional (Brasília), esta não é a única ação de sustentabilidade. Segundo o Governo do Distrito Federal, seu projeto começou com o reaproveitamento dos resíduos do antigo estádio e a utilização de materiais recicláveis na construção.

Também está prevista a reutilização de água da chuva, que será armazenada em um lago, na área externa da obra, e em cinco reservatórios com capacidade para 6,84 milhões de litros - um total de 80% da demanda do estádio.

Para saber onde doar as garrafas e participar dessa mobilização, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário