PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 7 de março de 2013

TREINAMENTO À DISTÂNCIA DO BRASIL VOLUNTÁRIO COMEÇA EM 11 DE MARÇO.

 
Candidatos selecionados terão um mês para concluir todos os módulos no ambiente online.
O jogo do voluntário é uma das etapas do treinamento
O mês de março será a primeira etapa efetiva de treinamento para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 dos candidatos do programa Brasil Voluntário. Os selecionados devem começar o treinamento à distância em 11 de março. As atividades serão todas online e os candidatos terão um mês para completar os módulos, ou seja, até 11 de abril.

Será possível realizar o treinamento a qualquer momento neste período, sendo que o candidato pode pausar e retomar um módulo a qualquer momento. Só passam para a próxima fase aqueles que completarem as atividades no prazo. O acesso ao ambiente do treinamento será na própria rede social do Brasil Voluntário.

Entre os conteúdos programados, estão módulos como a história do esporte e do futebol, cultura e pontos turísticos das cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) e noções de inglês e espanhol.

“Tudo foi feito a partir de uma metodologia que define três dimensões: acolhimento, comprometimento e hospitalidade. Criamos exercícios voltados para elas dentro de todo o conteúdo”, explica a professora Cecília Leite Oliveira, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O IBICT é parceiro da Universidade de Brasília (UnB) e produziu o conteúdo do treinamento por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Esporte.

Forma de jogo
A primeira parte do processo será a mais interativa. O conteúdo dos módulos será intercalado com perguntas em formatos de quiz. Já o Jogo do Voluntário vai permitir que os candidatos adquiram conhecimento tanto sobre as cidades-sede quanto sobre o voluntariado. “O usuário recebe uma série de elementos e vai tendo missões para cumprir e decisões para tomar. Todas as ações serão formas de sinalizar o perfil de cada um”, explica Cecília Oliveira.

A ferramenta permitirá, por exemplo, que os usuários viajem pelas cidades que vão receber a Copa das Confederações e conheçam os principais pontos turísticos. Também será possível atender aos turistas que pedem ajuda em cada cidade e responder questionários sobre como agir em situações que poderá encontrar como voluntário. “É uma forma lúdica de identificar as aptidões dos candidatos”, comenta Cecília.

Outro ponto destacado pela professora Thérèse Hofman, decana de extensão da UnB, é de que as questões não possuem apenas uma resposta correta. “Nossa preocupação é dar conhecimento para que a pessoa possa, a partir dali, se interessar em progredir”, afirma.

Ao fim do treinamento virtual, os candidatos que concluírem todos os módulos receberão um certificado de participação emitido pela UnB. O mesmo ocorrerá na fase presencial do treinamento e para a atuação voluntária em si, que também será certificada pela universidade.

Próxima fase

O resultado do treinamento virtual será divulgado entre 12 e 18 de abril. A fase seguinte será realizada em cada uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações. A formação acontece entre 20 de abril e 11 de maio e o resultado final do Brasil Voluntário, com o nome dos selecionados para atuar na competição que começa em 15 de junho, em Brasília, será divulgado em 22 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário