PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O PREÇO DA COPA DO MUNDO - DOC. DAQUELE QUE JORNALISTA DINAMARQUÊS QUE ABANDONOU A COBERTURA DO MEGAEVENTO.

FONTE: http://coletivodar.org/2014/06/o-preco-da-copa-do-mundo-assista-ao-doc-daquele-jornalista-dinamarques-que-abandonou-a-cobertura-do-megaevento/


Lembra-se daquele jornalista gringo que ficou famoso depois de abandonar a cobertura da Copa do Mundo no Brasil? Na época, seu desabafo/denúncia sobre violações de direitos em razão do megaevento bombou bagarai na rede. Alguns até aplaudiram a atitude de  Mikkel Keldorf, nome do dinamarquês, enquanto outros acharam absurdo ele “chorar casinha” depois de se deparar com a realidade do Brasil e seus grupos de extermínio, remoções forçadas e outros abusos tristemente cotidianos. Para esses últimos, um jornalista que se preze deveria continuar no país e denunciar a merda toda… E não é que foi exatamente isso que ele fez?
De forma independente, Mikkel lançou em seu canal no Youtube o documentário “The Price of the World Cup” (com legendas em 3 idiomas), para mostrar ao mundo “o preço social e humano da Copa no Brasil”. Em 28 minutos, o doc. retrata um pouco da violência sofrida pela população de Rio de Janeiro e Fortaleza através de depoimentos de famílias removidas por obras da Copa, crianças em situação de rua e de figuras como Orlando Zaccone, parceiro antiproibicionista e delegado do caso Amarildo. É bem verdade que  no doc. sobram ONGs e faltam vozes de movimentos sociais como MTST e Comitê Popular da Copa, mas nem tudo é perfeito, né não?
Se quando o dinamarquês ficou famoso teve quem achasse que ele era um “fantasma criado pela oposição para foder com a Copa”, agora vai ser duro conviver com o fato de que Mikkel é tão real quanto as violações de direitos ocorridas historicamente no Brasil e aceleradas pelos megaeventos dos de cima. Duvida? Então saca só o material:

Nenhum comentário:

Postar um comentário