PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 20 de junho de 2014

TORCEDORES BRASILEIROS ADEREM À FAXINA JAPONESA E LIMPAM ESTÁDIO.

FONTE: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/20/torcedores-brasileiros-aderem-a-faxina-japonesa-e-limpam-estadio-apos-jogo.htm

Centenas de sacos plásticos foram distribuídos pela torcida organizada japonesa Ultras Nippon.
Bruno Thadeu
Do UOL, em Natal

Japoneses e brasileiros se unem para limpar estádio após jogo57 fotos

51 / 57
Brasileiros Anselmo Almeida e Lúcio Flávio aderem à faxina japonesa e recolhem o lixo da Arena das Dunas Leia mais Bruno Thadeu/UOL

Anselmo Almeida e Lúcio Flávio assistiram juntos no meio da torcida do Japão. Após o apito final, os dois cataram copos e papeis que estavam na fileira.Os torcedores japoneses deram lição de civilidade ao recolher copos e objetos que estavam debaixo das cadeiras da Arena Pernambuco, no sábado, após derrota contra a Costa do Marfim. A cena se repetiu nesta quinta, no empate sem gols entre Japão e Grécia, em Natal. Impressionados com o gesto dos nipônicos, torcedores brasileiros aderiram à faxina e ajudaram a limpar a arquibancada da Arena das Dunas.

"Isso deveria se repetir sempre. É um gesto tão simples e que faz tanta diferença. Ganhei o saco plástico deles antes da partida e fiz questão de ajudar. Será que um dia o brasileiro vai ter essa consciência? Eu torço para que sim", disse Lúcio Flávio ao UOL Esporte.
"Eles vieram ao Brasil e nos deram um grande ensinamento", completou Anselmo.
O botafoguense Sérgio Henrique também entrou na onda e usou uma sacola pequena para guardar o lixo.
"Eu observei o comportamento deles e vi que eles não fazem isso forçado. Para eles é natural, automático. Foram limpando a fileira que estavam e em dois minutos já tinham terminado o serviço. O brasileiro tem que aprender muito com o japonês", diz Henrique.
Fotografado recolhendo copos de outros torcedores na arquibancada do estádio em Natal, o japonês Tomonori conta que a faxina é algo comum em seu país, sendo feita após jogos, festas ou qualquer outro evento.
"Todos nós japoneses fazemos isso em qualquer lugar. Posso dizer que a gente aprendeu ainda criança. É cultural", respondeu Tomonori, em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário