PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 12 de junho de 2014

AGORA VOCÊ PODERÁ "DENUNCIAR" A VIOLÊNCIA POLICIAL NA COPA PELA INTERNET.

FONTE: http://advogadosativistas.com/agora-voce-podera-denunciar-a-violencia-policial-pela-internet/

A iniciativa é colaborativa e surge de contribuições de: Advogados Ativistas, Artigo 19 BrasilAssociação Brasileira dos Advogados do PovoCentro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, ConectasJustiça Global,Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, e WITNESS.org.

483087_495952087105055_878772866_nA Copa do Mundo no Brasil deixou um legado evidente, o aumento na repressão policial, que já não se preocupa em se esconder. A repressão é vista todos os dias nas lentes dos cidadãos brasileiros, capturadas em filmagens feitas pelo celular, e com os videos sendo amplamente divulgados na internet. Entretanto, tudo isso é ignorado e os governantes insistem em tratar o cidadão como inimigo.
Até hoje, nenhum policial ou comandante foi punido ou responsabilizado pela onda de violência policial que tomou conta das ruas do País durante os protestos de 2013. Apesar de muitos relatos e vídeos com provas contundentes de abuso e violência, continuam sem resposta os centenas de casos de detenções e prisões arbitrárias, ferimentos graves e até mortes relacionadas à violência em diversas cidades brasileiras.
E por esta razão, na semana da abertura da Copa, redes ativistas e entidades de direitos humanos se preparam para melhor sistematizar novas denúncias com o lançamento de um cadastro colaborativo que vai monitorar, organizar e sistematizar vídeos que flagram atos de violência policial durante os protestos por todo o país.
Qualquer pessoa que tenha filmado um incidente de violência policial ou que conheça vídeos relevantes pode contribuir apenas preenchendo este formulário.

As informações cadastradas serão centralizadas num banco de dados que será usado para embasar denúncias jurídicas sobre violência policial, visibilizar o problema dentro (e fora) do país e exigir mudanças concretas de práticas e punição por atos ilegais. Esta medida não impede que o cidadão faça a comunicação dos crimes diretamente na Corregedoria da Polícia ou no Ministério Público, mas garantirá principalmente que a rede de Direitos Humanos pressione e cobre resultados das autoridades competentes.
O lado bom dessa história, é que ao passo que as metodologias institucionalizadas de repressão se aperfeiçoaram, os grupos de Direitos Humanos e a sociedade civil organizada estão se unindo na mesma medida. Durante esta copa, denuncie a repressão policial! O mundo está olhando.
Quer aprender como documentar violência policial em protesto? Clique aqui para baixar o manual ilustrativo da Witness. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário