PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 7 de junho de 2014

GOVERNO CRIA NOVA ZONA DE EXCLUSÃO AÉREA NA COPA.

FONTE: http://oglobo.globo.com/brasil/governo-cria-nova-zona-de-exclusao-aerea-na-copa-12747703

Área tem um raio de 18,5 quilômetros e ficam proibidos sobrevoos de helicópteros.

POR 
Vista aérea do estádio Mário Filho, o Maracanã, que será o palco do jogo da final da Copa do Mundo
Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo

BRASÍLIA - A Aeronáutica criou mais uma faixa de restrição aérea durante a Copa do Mundo. Batizada de zona marrom, a área tem um raio de 18,5 quilômetros a partir dos estádios. Nela está proibido especificamente sobrevoos de helicópteros três horas antes e três horas após o início de uma partida do Mundial. Seis horas no total. Essa nova restrição está em um Notam publicado no site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O Notam é um documento que divulga antecipadamente toda informação aeronáutica ligada à questão de segurança.

As regras de restrições aéreas foram divulgadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) em março e foram anunciadas três áreas de exclusão: vermelha, num raio de 7 quilômetros em torno do estádio e só permitido a aviões militares; amarela, num raio de 13 quilômetros, só para aviões autorizados e branca, sem raio definido, e que permitia voos normais, exceto voos de instrução, acrobáticos ou turísticos.

Agora, o governo cria esse novo raio de 18,5 quilômetros, a partir do estádio, e deixa claro que a restrição é para aeronaves de asa rotativa, que são os helicópteros. O período de vigência dessa restrição de seis horas é maior do que o já previsto para jogos da Copa. Pelas normas anunciadas em março, apenas nos jogos de abertura e da final terão restrição de sete horas (três horas antes e quatro após o início da partida). Os jogos da fase de grupo, no qual os quatro de cada chave se enfrentam, a restrição é de uma hora antes da partida e três horas após. Nas demais fases, nas partidas eliminatórias, a restrição é de uma hora antes e de quatro após o início da partida.

Questionada, a Aeronáutica respondeu que a nova restrição foi incluída por garantia de segurança pública. Ao que perguntada também quanto a razão de restrição a voos de helicópteros, a FAB respondeu que "para garantir a segurança pública, a restrição é fundamental", sem maiores detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário