PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 7 de junho de 2014

"MANIFEST" FAZ TRANSMISSÃO PIRATA DE AMISTOSO DA SELEÇÃO NO CENTRO DO RIO.

FONTE: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/06/manifest-faz-transmissao-pirata-de-amistoso-da-selecao-no-centro-do-rio.htm


No evento, a cerveja e água também não tinham preço "padrão Fifa". Comidas e bebidas foram vendidas por camelôs, pelos mesmos preços que eles vendem todos os dias nas ruas.


Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro


Uma transmissão pública de um jogo da seleção brasileira, mas sem propagandas, sem logotipo da TV Globo e sem narração de Galvão Bueno. Foi isso o que aconteceu nesta tarde, no centro do Rio de Janeiro, enquanto o Brasil ganhava a Sérvia por 1 a 0, em São Paulo. Esse foi o "Manifest", Fan Fest pirata organizada nesta sexta-feira pelo Comitê Popular da Copa do Mundo e Olimpíadas do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado ao livre, na Cinelândia, local já tradicional de manifestações contra o Mundial de 2014 na capital fluminense. Reuniu cerca de cem pessoas em frente ao uma televisão de 60 polegadas instalada numa praça. Serviu para quem queria assistir ao último amistoso da seleção antes da Copa, mas principalmente para mais uma vez queria protestar contra a Copa "padrão Fifa".
"Não somos contra a Copa ou o futebol, mas queremos ver o esporte fora das mãos da Fifa", disse Giselle Tanaka, umas das organizadoras do evento. "Não queremos o futebol ou a Copa do Mundo entregue às mãos de empresas que usam o esporte só para ganhar dinheiro."

Aliás, no ManiFest, nenhuma dessas empresas, as parceiras da Fifa, teve qualquer privilégio, como acontecerá na Copa do Mundo. Pelo contrário. Todas elas tiveram suas marcas estampas em cartazes de protestos, assim como a própria marca da entidade máxima do futebol.
No ManiFest, a TV Globo deixou de ser a emissora de transmissão dos jogos da seleção. A televisão instalada na Cinelândia até exibiu as imagens da emissora. Contudo, o logotipo foi tapado e a já tradicional narração de Galvão Bueno foi substituída pela locução do rádio ou até por discursos de protesto contra a Copa do Mundo.
"O Maracanã não é mais o nosso estádio. A reforma para a Copa acabou com ele", disse um dos transeuntes que parou para assistir ao jogo da seleção na Cinelândia, junto aos membros do comitê popular.
Policiamento reforçado
A ManiFest foi acompanhada de perto por dezenas de policiais militares posicionados na Cinelândia. Não houve incidentes, mas a segurança chegou a assustar os organizadores da transmissão pirata.
Ninguém foi nem abordado por policiais. A ManiFest transcorreu em clima de tranquilidade e, segundo os organizadores, cumpriu sua função. A única pequena exaltaçao, ocorreu quando um dos membros do Comitê Popular da Copa se estendeu em um discruso sobre protestos durante o intervalo. Torcedores reclamaram do pronunciamento com o início do segundo tempo e tudo voltou ao normal.
"O que a gente quer a estar na rua com as pessoas. A cidade é nossa", disse Demian Castro. "Quem gosta de futebol, quem não gosta de futebol, o que a gente quer é se encontrar, sem proibição nenhuma."




Seleção brasileira200 fotos

1 / 200
06.jun.2014 - Durante entrevista a jornalistas após o jogo da seleção brasileira contra a Sérvia, Oscar exibe sacola da grife Toiss, do parceiro Neymar Gustavo Franceschini/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário