PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ARTISTA CRIA VERSÃO CRÍTICA DA TAÇA DA FIFA E VIRA FEBRE NA WEB

FONTE: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2014/06/11/artista-cria-versao-critica-da-taca-da-fifa-e-vira-febre-na-web/

Uma versão diferente da taça da Fifa viralizou na internet, mostrando em vez da imagem tradicional – e velha conhecida dos brasileiros – um desenho com críticas ao megaevento.

aaa
Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo


O desenho criado pelo artista francês PEZ foi postado no Facebook na terça-feira com a mensagem “aproveitem a Copa” e, em cerca de 20 horas, já havia sido compartilhada por mais de 11 mil pessoas.
A taça tradicional é trocada por moradias de uma favela partindo da base, para chegar a notas de dinheiro no topo. (Clique na imagem acima para ampliar).
Em entrevista ao blog, o artista disse que a motivação para fazer o desenho “é bastante clara. Muito dinheiro destinado ao futebol, e pouco para aqueles que realmente precisam.''



“Não é uma crítica à Fifa. É mais o problema do dinheiro ligado ao esporte de maneira geral. Fiz este desenho neste momento oportuno, mas poderia tê-lo feito em muitos outros eventos esportivos anteriores. O futebol é o esporte mais popular do mundo e é esta popularidade gerada pelas massas que engendram somas colossais de dinheiro. Eu me vejo (neste aspecto do meu trabalho) como um caricaturista cínico da sociedade'', explicou ele.
“Eu gosto de futebol. Acho um esporte excepcional, espetacular, com um suspense como em nenhuma outra modalidade. No futebol, também há uma dimensão técnica em nível individual e uma grande coesão/fraternidade em nível de grupo. Pessoalmente, não assisto muito na TV, etc. Prefiro ver meus amigos que jogam no clube passarem o domingo no campo, com o único objetivo de passar um bom momento e praticar esporte. Também gosto de jogar com minha filha de 3 anos em meu jardim'', completou ele.
Não foi a primeira imagem sobre a Copa que ele pintou. Em tom crítico, ele também fez esta ilustração, publicada há quase um ano:
1013085_10151452382787274_371684875_n
Os internautas elogiaram a ideia e a execução do artista, famoso por um estilo preciso e surreal. Veja algumas opiniões:
Luciano Ramos: “Isso dá uma estampa top… eu usaria ela todo dia de copa!''
Khairul Aqmal: “Mensagem forte''
Andre Fuertes : “Essa é a verdade do mundo que vivemos''
Loamir Barbosa Silva: “Muito bom o desenho, é a realidade da Copa no brasil, porque nesse país futebol vem em primeiro lugar. E isso é uma pena, porque tudo de ruim fica por trás de dinheiro sujo e merda de copa''
Nadya Pardo Sandoval: “Copa da grande miséria da humanidade, o ópio da letargia mundial''

A Taça da Copa do Mundo7 fotos

2 / 7
Taça da Copa do Mundo tem proteção contra toque em exibição no Rio de Janeiro Leia mais REUTERS/Ricardo Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário