PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CHOQUE DE AMOR: MANIFESTANTES MINEIROS RESPONDEM À VIOLÊNCIA POLICIAL COM ARTE.

FONTE: https://ninja.oximity.com/article/Choque-de-Amor-manifestantes-mineiros-1










Indo em direção contrária à estratégia da PM, os ativistas de Belo Horizonte promoveram hoje o ato "17J - Copa sem povo, tô na rua de novo". Depois de uma série de tentativas de manifestar pacificamente, cerca de 400 ativistas saíram hoje, 17, para levar às ruas as bandeiras pela Tarifa Zero em BH, a democratização dos meios de comunicação, a desmilitarização da PM, contra as remoções e contra a criminalização do protesto e dos movimentos sociais.
A chamada publicada no Facebook da Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte para o ato anuncia a indignação do grupo com os últimos protestos. “Não nos calaremos diante da FIFA e do estado de exceção instaurado no país, simbolizado nitidamente pelo cerco instalado na Praça 7 no dia 14 de junho. Não nos deixaremos abater pela arbitrariedade e agressividade da polícia que quer cercear o direito de ir e vir da população belorizontina e, principalmente, o direito à livre manifestação.”.
Além da resistência em continuar na rua, agora a estratégia foi mudar o local das manifestações. Saindo da Praça Sete, tradicional ponto de concentração de movimentos sociais, para a Savassi, região estritamente comercial e frequentada pela classe média alta. Na esquina da Cristóvão Colombo com Getúlio Vargas o grupo ocupou a rua, realizou pelada de futebol e intervenções artísticas, tudo isso ao som de fanarra ao fundo da ação. Envolvendo e escandalizando transeuntes, o ato chamou a atenção de quem entrava e saía de lojas e grifes do bairro.
Em ciranda, os manifestantes quebraram o cerco da PM e desceram caminhando em direção à Praça da Liberdade. Segundo um manifestante que não quis se identificar “se hoje temos alguma vitória, foi a de ao menos furar o cerco da polícia.”. Segundo Taís Clark, advogada da frente única dos advogados voluntários que está fazendo plantão na Delegacia da Copa em dias de manifestação, hoje nenhum manifestante foi detido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário