PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CIDADES-SEDE DA COPA APRESENTAM AÇÕES PARA GERAR "LEGADO" DE SUSTENTABILIDADE URBANA.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/cidades-sede-da-copa-apresentam-acoes-para-gerar-legado-de-sustentabilidade-urbana
Seminário promovido por Ministério do Esporte e BID reúne em Brasília autoridades, especialistas e gestores das 12 capitais.
 

Representantes das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 se reúnem em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13.09), para apresentar estudos de caso de sustentabilidade a partir das intervenções urbanas em andamento nas cidades. Além de gestores públicos, o seminário "Copa 2014: Oportunidades para a Sustentabilidade Urbana", promovido pelo Ministério do Esporte em parceria com o BID, terá a participação de arquitetos e urbanistas brasileiros e estrangeiros. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participa da solenidade de abertura, a partir das 9h, no Salão de Convenções do Hotel Grand Bittar (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5 - Bloco A, 1º andar).
Durante o seminário, além de painéis com especialistas em desenvolvimento urbano, as 12 cidades-sede apresentarão iniciativas que demonstram como estão aproveitando as oportunidades da Copa 2014 para garantir um legado sustentável nas obras e investimentos em infraestrutura. Além do ministro, participam da abertura do encontro a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, e representante do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL).
 
Grandes eventos esportivos
O Ministério do Esporte e o BID firmaram em fevereiro de 2011 cooperação técnica para promover o intercâmbio de experiências e melhores práticas sobre planejamento e organização de grandes eventos esportivos. A cooperação envolve a integração entre especialistas internacionais e instâncias brasileiras envolvidas na preparação da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e a assistência técnica às cidades que receberão esses eventos, buscando consolidar uma agenda de desenvolvimento urbano sustentável.
Um primeiro evento foi realizado em setembro de 2011, em Manaus/AM, com apresentação de experiências dos países que já sediaram grandes eventos. Nesta edição, as 12 cidades-sede apresentarão estudos de caso sobre investimentos e ações planejadas relacionadas à sustentabilidade urbana.
 
PROGRAMAÇÃO
» DIA 12 (QUARTA-FEIRA)
9h – Sessão solene de abertura (ministro do Esporte, Aldo Rebelo; representante do BID, Daniela Carrera-Marquis; e representante do COL).
10h30 – Painel “A dimensão da sustentabilidade na imagem das cidades-sede: desafios e oportunidades para a sustentabilidade urbana com a realização da Copa 2014” (secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; arquiteto Jose Maria Ezquiaga, PhD e professor da Universidade Politécnica de Madri (Espanha); arquiteto Carlos Leite, professor doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor do livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” (Bookman, 2012).
14h às 18h20 – Painel “A sustentabilidade urbana no processo de construção da agenda Copa 2014: apresentação das cidades-sede” (Belo Horizonte, Manaus, Recife, Natal, Rio de Janeiro e Brasília)
 
» DIA 13 (QUINTA-FEIRA)
8h30 às 12h – Painel “A sustentabilidade urbana no processo de construção da agenda Copa 2014: apresentação das cidades-sede” (São Paulo, Cuiabá, Porto Alegre e Salvador)
14h às 15h30 – Continuação apresentação das cidades-sede (Fortaleza e Curitiba)
15h50 às 17h40 – Painel “Diálogo interativo sobre as janelas de oportunidade para inovações em sustentabilidade urbana relacionadas à agenda da Copa 2014” (assessor especial do Ministério do Esporte, Eugenius Kaszkurewicz; arquiteto Pablo Vaggione, mestre em desenvolvimento urbano e membro da UN-Habitat; arquiteto Jose Maria Ezquiaga, PhD e professor da Universidade Politécnica de Madri (Espanha).
17h40 às 18h – Encerramento oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário