PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GOVERNO CRIA NOVO CRITÉRIO PARA QUALIFICAR HOTÉIS E POUSADAS.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/10786/GOVERNO+CRIA+NOVO+CRITERIO+PARA+QUALIFICAR+HOTEIS+E+POUSADAS.html

Marca estrela passa a ser exclusiva do governo federal; padrão foi definido em parceria com Inmetro.

O Ministério do Turismo divulgou ontem (25), em Brasília, um novo critério oficial de qualificação de hotéis e pousadas. O padrão foi definido em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

No evento, o governo entregou a 19 meios de hospedagem de dez estados brasileiros as primeiras placas de identificação e certificados. Requisitos como sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos foram levados em conta.

Agora, a marca estrela passa a ser exclusiva do governo federal. Apenas os meios de hospedagem avaliados segundo os critérios do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SB Class) poderão ser classificados dessa forma.

“A classificação é um instrumento importante para colocar nossa hotelaria em pé de igualdade com a de outros países”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O novo sistema conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Para cada tipo existe uma matriz com requisitos obrigatórios e eletivos, que devem ser atendidos pelo empreendimento para que ele seja classificado na categoria pretendida. Por exemplo, o serviço de café da manhã é obrigatório para todas as categorias de hotel (uma a cinco estrelas). Já a existência de salão de eventos é obrigatória somente para hotel que pretende ostentar cinco estrelas.

De acordo com Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur, a padronização aumentará a produtividade do setor. A competitividade, por sua vez, auxiliará as escolhas do consumidor e preparará o país para receber turistas nos megaeventos esportivos.

Entre os meios de hospedagem que já foram classificados estão pousadas, hotéis, hotel histórico e resorts. Os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Minas Gerais (4), São Paulo (3), Distrito Federal (2), Bahia (2), Paraná (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1). No total, 97 hotéis estão incluídos no sistema, em diversas fases do processo de classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário