PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O COPA PÚBLICA LANÇA CONCURSO CULTURAL PARA QUE VOCÊ (E NÃO PUBLICITÁRIOS OU A FIFA) SUGIRA UM NOME PARA O MASCOTE DA COPA.

FONTE: http://apublica.org/2012/09/concurso-cultural-aqui-copa-e-publica/

Concurso cultural: Aqui a Copa é Pública

 
Há poucos dias, após a divulgação do nome da bola que rolará nos campos durante a Copa de 2014 no Brasil – Brazuca – a Fifa divulgou os possíveis nomes do tatu-bola, sugerido por agências de publicidade e aprovados pelo departamento jurídico da Fifa como mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
As opções, “Amijubi”, “Fuleco” e “Zuzeco”, que agora seguem para votação popular, parecem ter causado indignação geral.
Nas redes sociais, os nomes já ganharam versões carinhosas como “Furreco”, “Fuleiro” e “Amijubi” – ops, este é assim mesmo. Sobre ele, as piadas são a respeito da origem, a junção das palavra “amizade” e “júbilo”. Um tuiteiro disparou: “Ainda bem que não lembraram de caráter e trabalho”.
Como a Fifa não nos deixará saída a não ser chutar a Brazuca e nomear nosso tatu com uma destas pérolas, o Copa Pública resolveu abrir um concurso cultural para que você escolha um nome para o mascote que seja, digamos, mais coerente com a realidade dos brasileiros e com os preparativos para a Copa no Brasil. O jornalista britânico Andrew Jennings, parceiro da Pública, dá a sua dica: “deve ser algo que tire um sarro da nova dirigência da CBF”.
Posts antigos do Copa Pública são ótimas inspirações.
O concurso
Você tem até o dia 30 de setembro para enviar suas sugestões, quantas quiser, para o e-mail: promo@apublica.org. Após uma pré-seleção, realizada pela equipe da Pública, as 10 sugestões mais criativas de nomes seguirão para votação popular na nossa página no Facebook. O resultado final sairá no dia 9 de outubro.
Os autores dos dois nomes mais votados ganharão um exemplar do livro “Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa: Compra de Votos e Escândalos de Ingressos”, de Andrew Jennings, com autógrafo e dedicatória do autor . E os oito finalistas ganharão um exemplar do livro “Plantados no Chão”, que denuncia os assassinatos de lideranças sociais no Brasil, da jornalista Natalia Viana. Além de fama e notoriedade, claro. Bora? Já está valendo!
O blog Copa Pública é uma experiência de jornalismo cidadão que mostra como a população brasileira tem sido afetada pelos preparativos para a Copa de 2014 – e como está se organizando para não ficar de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário