Estádio, que tem 72% de execução, supera mais uma etapa das obras da Copa.
Com mais de 72% de execução, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, concluiu mais uma etapa das obras.
De acordo com o governo do Distrito Federal, a montagem da arquibancada superior foi finalizada no sábado (22), com o içamento da última peça de concreto pré-moldado que compõe a estrutura do estádio.
“É um momento histórico. Não é apenas a conclusão de uma arquibancada, mas de um importante ciclo. É a certeza de um trabalho bem feito e comprometido. Estamos chegando cada vez mais perto da abertura da Copa das Confederações e falta pouco para a conclusão da obra. Os trabalhadores estão de parabéns”, afirmou o secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.
Ainda segundo o governo local, o setor da arquibancada superior, que poderá comportar quase 40 mil pessoas —mais da metade da capacidade da arena, que é de 71 mil lugares—, teve 1.604 pré-moldados de concreto fabricados em menos de cinco meses.
Estádio de Brasília concluiu montagem da arquibancada superior (crédito: Divulgação/Pedro Ventura)
Além das arquibancadas prontas, a laje que cobre o segundo pavimento está finalizada. Os pilares que rodeiam a arena –288 ao todo– também já foram instalados. O anel de compressão, por sua vez, foi fechado no último mês, e a montagem cobertura deverá ser executada nas próximas semanas.
A um custo de cerca de R$ 800 milhões, o Mané Garrincha não terá financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social): a arena será construída por meio de recursos da Terracap (empresa estatal do DF), oriundos da venda de terrenos de propriedade do governo.
A inauguração está prevista para fevereiro de 2013. Quatro meses depois, na Copa das Confederações, o estádio de Brasília vai receber apenas um jogo, logo o de abertura do torneio-teste. No Mundial 2014, serão sete partidas, incluido uma partida válida pela semifinal da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário