PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

APÓS FURTO EM LONDRES, BRASIL E REINO UNIDO ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO POR RIO-2016.

FONTE: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/09/28/apos-furto-em-londres-brasil-e-reino-unido-assinam-acordo-de-cooperacao-por-rio-2016.htm

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff
Do UOL, no Rio de Janeiro*
 
O mal-estar causado pelo furto de documentos da Olimpíada de Londres por membros do Comitê Organizador dos Jogos de 2016 parece não ter abalado a relação entre o governo brasileiro e o britânico. Nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, assinaram um acordo de cooperação justamente sobre a Olimpíada do Rio.

O memorando firmado nesta tarde, durante visita de Cameron ao Brasil, expressa que ambos os países vão se esforçar para trocar o máximo de informações relativas à organização da Olimpíada. O Reino Unido, que sediou os últimos Jogos, se comprometeu a ajudar o Brasil a planejar a Rio-2016 para que os legados do evento sejam os maiores possíveis.

Rio 2016

Os políticos diretamente ligados aos Jogos Olímpicos de 2016 estão aproveitando a presença do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital fluminense. Nesta quarta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Sérgio Cabral, governador do Estado, lançaram a pedra fundamental da Vila Olímpica, em evento marcado por vários elogios da entidade-mor do esporte mundial Mais Alexandre Durão/UOL

O documento fala também em cooperação britânica para sobre práticas de governo para a preparação para os Jogos e até na criação de um programa de visitas a Londres para troca de informações.
Foi em uma viagem como esta, promovida pelos comitês organizados de Londres-2012 e Rio-2016, que funcionários do órgão brasileiro baixaram documentos britânicos sem autorização. O caso veio à tona na semana passada, em denúncia feito pelo Blog do Juca, do UOL Esporte.
Os ingleses descobriram o furto e cobraram os brasileiros, que demitiram nove funcionários envolvidos na questão. Na quinta-feira, o presidente do Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, eximiu o comitê de qualquer responsabilidade e disse que o caso estava encerrado.
Nuzman também afirmou que o comitê Londres-2012 havia entrado em contato com os organizadores dos Jogos do Rio e assegurado que o intercâmbio de informações entre os dois órgãos será mantido, sem qualquer modificação causada pelo incidente.
Nesta sexta, o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, também falou sobre o caso. Fortes coordena os trabalhados do governo federal, do Estado do Rio de Janeiro e município do Rio para a organização da Olimpíada de 2016. Ele disse que a APO também levou funcionários aos Jogos de Londres como observadores e que nenhum problema foi constatado.
"Tivemos 126 funcionários sem deslizes, tudo tranquilo, com entrosamento inclusive na área de segurança", disse ele. "O que houve ocorreu dentro de uma relação entre o Comitê Organizador do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador de Londres. Isso é privado, não governamental."

Nenhum comentário:

Postar um comentário