PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NUZMAN DIZ QUE NÃO LEMBRA DE FURTO NO RIO-2007 (PANAMERICANO) E CULPA FUNCIONÁRIOS POR CASO DE 2012.

FONTE: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/09/27/nuzman-fala-sobre-documentos-roubados-em-londres.htm

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio-2016, concede entrevista em Londres
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio-2016, concede entrevista em Londres
Vinicius Konchinski*
Do UOL, no Rio de Janeiro

 
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, convocou nesta quinta-feira uma entrevista coletiva para esclarecer os episódios de furto de informações confidenciais em órgãos presididos por ele. Nuzman negou qualquer responsabilidade sobre a cópia ilegal de arquivos do Comitê Organizador de Londres-2012 e disse que não se lembra exatamente do incidente ocorrido enquanto ele chefiava o Comitê Organizador do Pan-2007.
Os dois casos foram revelados pelo Blog do Juca, do UOL Esporte. Segundo o blog, Rodrigo Hermida, hoje funcionário do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), foi demitido do Comitê dos Jogos Pan-Americanos de 2007 por ter copiado arquivos da empresa Event Knowledge Services (EKS).

Perguntado sobre as circunstâncias da demissão de Hermida, Nuzman afirmou que não se lembra por que o funcionário foi desligado do Comitê do Pan. "Não tenho condições de me lembrar exatamente", disse ele. "Sei que não houve demissão por justa causa."
Nuzman lembrou, entretanto, que Hermina era assistente de projetos do Comitê do Pan. Após deixar o órgão, chegou a colaborar com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em duas ocasiões: durante a Olimpíada Universitária de Blumenau (SC), em 2010, e a Olimpíada Escolar de Poço de Caldas (MG), em 2011. No Pan, Hermida era subordinado ao gerente geral de Recursos Humanos, Paulo Sérgio Rocha.

Os políticos diretamente ligados aos Jogos Olímpicos de 2016 estão aproveitando a presença do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital fluminense. Nesta quarta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Sérgio Cabral, governador do Estado, lançaram a pedra fundamental da Vila Olímpica, em evento marcado por vários elogios da entidade-mor do esporte mundial Mais Alexandre Durão/UOL
O Blog do Juca também revelou que funcionários do Comitê Rio-2016 foram demitidos por terem furtado informações do Londres-2012 enquanto trabalhavam no órgão. Sobre esse caso, Nuzman culpou somente os funcionários pelo incidente, disse que eles infringiram os contratos que eles assinaram com o Comitê de Londres e deu o caso como encerrado.
"Os nove funcionários infringiram o contrato que haviam assinado como o Comitê de Londres e o Rio-2016 decidiu desligá-los. Os diretores do Rio 2016 não tinham conhecimento de que arquivos estavam sendo copiados sem autorização", afirmou Nuzman, em declaração lida a jornalistas na sede do Comitê Rio-2016. "Tratamos do assunto com o Comitê de Londres e ele deu o caso como encerrado."
Segundo o Comitê Rio-2016, esses funcionários faziam parte de uma equipe de 24 funcionários do Rio-2016 contratados por Londres-2012 para trabalhar dentro de um programa de troca de informações. Eles estavam há cerca de três meses no Londres-2012 quando a cópia ilegal de arquivos foi descoberta.

LEIA MAIS SOBRE O CASO

Nuzman disse que o Rio-2016 soube do fato no dia 1 de setembro. Prontamente, se comprometeu em resolver a questão e também comunicou o governo brasileiro sobre o incidente. "Comuniquei o ministro Aldo Rebelo sobre o acontecimento."
O presidente do Rio-2016 contou que uma varredura nos sistemas do Comitê de Londres-2012 identificou dez funcionários que baixaram os arquivos. No dia 18 de setembro, esses funcionários foram desligados. Entretanto, durante o processo de demissão, foi constatado que um dos funcionários tinha autorização para baixar os arquivos. Ele não foi demitido.
"O Rio 2016 não divulga nomes dos profissionais por entender que essa é uma relação entre empresa e funcionário", complementou Nuzman, sobre a demissão dos trabalhadores. "Entedemos que a demissão, sem justa causa, foi a medida mais adequeda."
Nesta semana, uma das funcionárias afastadas enviou uma carta à Nuzman dizendo que não concordava com sua demissão. A carta também foi publicada no Blog do Juca. Nela, Renata Santiago disse que foi instruída a acessar os documentos, mas não os copiou.
Renata, disse Nuzman, trabalhou no Rio-2016 subordinada a Mario Cilenti, diretor de Relações Internacionais e de Vila Olímpica do órgão. Cilenti não foi demitido por causa do caso dos arquivos e continua trabalhando no comitê.
Nuzman respondeu a Romário e disse que ele não tem informações suficientes para falar sobre o caso. Ele reiterou que o Comitê de Londres já deu o assunto como encerrado e que a parceria para a organização dos Jogos do Rio será mantida.
O presidente do Comitê Rio-2016 chegou a ler uma declaração pública do diretor-geral do Comitê Londres-2012, Paul Deighton, informando que o órgão via o caso como encerrado. A declaração também garante a manutenção da cooperação entre Rio e Londres.
Nuzman também afirmou que não acredita que o caso comprometa a imagem do Brasil. "A construção da imagem do Brasil cresce ao longo do tempo. Não acredito que isso prejudique a imagem dos Jogos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário