Valcke: "Avança a contagem regressiva"
© Getty Images

Prezados amigos do futebol,
 
O entusiasmo com a Copa do Mundo da FIFA é cada vez maior. Neste momento, todas as seis confederações continentais já estão fazendo a sua parte rumo ao retorno do que há de melhor no esporte ao país que vive e respira futebol todos os dias. As eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014 prosseguem em todas as partes do mundo, inclusive na Europa, o último continente a iniciar a sua participação. Ao mesmo tempo, os holofotes internacionais voltam-se ao Brasil, onde centenas de milhões de torcedores aguardam ansiosamente o evento máximo do futebol mundial, marcado para 2014.
 
Dos 820 jogos das eliminatórias, 390 já foram disputados, restando ainda 430 até que o torneio mais longo do mundo, com duração de mais de 880 dias, culmine com as cobiçadas passagens de mais 31 seleções ao Brasil. Essas seleções representarão o orgulho e a esperança não apenas das respectivas federações nacionais, mas também de todos os jogadores de cada país, desde a jovem criança que bate bola em um parque, até o atleta mais experiente cuja paixão pelo esporte só se acentuou com o passar do tempo.
 
As redes sociais estão cheias de debates sobre as sensações e emoções que só podem ser encontradas no futebol, e especialmente durante a Copa do Mundo da FIFA. O nosso site oficial FIFA.com bateu novos recordes, com duas vezes mais visualizações de páginas do que há quatro anos. O entusiasmo que toma o mundo do futebol terá o apoio dos nossos esforços conjuntos. É também por isso que decidimos implantar, pela primeira vez, um período de descanso obrigatório de 19 a 25 de maio de 2014 para os jogadores convocados à Copa do Mundo da FIFA. Assim, esperamos poder testemunhar daqui a 621 dias o maior espetáculo dos gramados de futebol.
 
A cada segundo que passa, avança a contagem regressiva rumo ao pontapé inicial do Jogo de Abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014, marcado para 12 de junho em São Paulo. Porém, o próximo marco está bem perto de nós: o sorteio dos grupos da Copa das Confederações da FIFA, no dia 1º de dezembro em São Paulo. O sorteio será acompanhado com muita festa em todo o país e elevará ainda mais as expectativas com relação ao torneio do próximo mês de junho, apelidado de "Festival dos Campeões".
 
São as cidades-sede e os respectivos estados que têm a tarefa crucial de preparar o palco principal para o grande espetáculo, especialmente em termos de infraestrutura e serviços para os torcedores, e eu confio em seu comprometimento. Porém, a Copa das Confederações é de todo o Brasil, e não apenas das cidades e das arenas que sediarão os 16 jogos. Nesta semana, estamos ocupados com a finalização da estratégia de venda de ingressos. No dia 19 de outubro de 2012, divulgaremos detalhes sobre o sistema de vendas a todos os torcedores que estão ávidos por assistirem à chegada ao Brasil da nata do futebol mundial.
 
Neste meio-tempo, as cidades-sede, o governo, o Comitê Organizador Local e a FIFA estão ocupados com avaliações detalhadas, um monitoramento atento e simulações de dias de jogos dentro de vários grupos de trabalho para assegurar que a infraestrutura adequada permita que os torcedores que cheguem ao Brasil ou se desloquem pelo país tenham uma excelente experiência.
 
Nesta semana, o Comitê Executivo da FIFA reconheceu de forma muito positiva os avanços feitos ao longo dos últimos meses. Um momento crucial será o início de novembro, quando reconfirmaremos o número final de sedes da Copa das Confederações da FIFA. Até então, os nossos técnicos avaliarão e monitorarão cuidadosamente todos os estádios que esperam participar.
 
Juntamente com Bebeto e comigo, o tatu-bola que é a nossa mascote oficial participará das próximas visitas a cidades-sede nos dias 16 e 17 de outubro, dessa vez a Belo Horizonte e Porto Alegre. As visitas são importantes para conferir em primeira mão os preparativos para o evento e também para continuar descobrindo com fascinação o quanto as cidades-sede estão estimulando investimentos não só para junho e julho de 2014, mas para as décadas que virão. Neste sábado, já divulgaremos também as cidades-sede da Rússia 2018, mas em poucos dias retornaremos à nossa missão rumo ao Brasil 2014.
 
Até logo
 
Jérôme Valcke