Dez funcionários do Rio 2016 foram demitidos após o incidente.
BRASÍLIA - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, classificou de "lamentável" o roubo de informações de computadores do Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012 praticado por dez funcionários do Comitê Organizador Rio 2016. Para o ministro, o comportamento dos funcionários é "inaceitável" e o Rio 2016 agiu corretamente ao demiti-los na semana passada. Aldo divulgou nota sobre o caso na noite desta segunda-feira.
O ministro deu a entender que o incidente não compromete as relações entre Brasil e Reino Unido na cooperação em torno dos preparativos da Olimpíada de 2016. "O governo do Reino Unido, inclusive, já aprovou a formação de um grupo de trabalho com o governo brasileiro para repassar a sua experiência de organização dos Jogos de Londres, de forma a ajudar o Brasil a enfrentar os desafios da preparação dos Jogos do Rio 2016", diz a nota.
A declaração do ministro foi redigida na forma de pergunta e resposta. Na primeira questão, a cópia de arquivos digitais sem autorização dos organizadores londrinos praticada pelos funcionários do Comitê Rio 2016 foi tratada como "subtração de informações de computadores". A outra pergunta indagou se Aldo acha que o episódio pode afetar as relações com o Reino Unido.
Na sexta-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 confirmou que demitiu dez funcionários que acessaram e baixaram arquivos confidenciais pertencentes ao Comitê Organizador dos Jogos Londres 2012. Disse ainda que o grupo estava entre os 200 representantes que foram a Londres por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário