PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 29 de setembro de 2012

ESTÁDIOS DA COPA PREPARAM "BIG BROTHER" POR SEGURANÇA E CONTROLARÃO ATÉ O CPF DE TORCEDOR.

FONTE: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/09/29/estadios-da-copa-de-2014-prepararam-big-brother-por-seguranca-de-torcedores.htm?cmpid=ctw-copa-do-mundo-2014-news

Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro

Marizilda Cruppe/BBC Brasil
  • Novo Maracanã vai identificar torcedor por sistema integrado com a venda de ingresso Novo Maracanã vai identificar torcedor por sistema integrado com a venda de ingresso
Se você pretende frequentar algum dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014, sorria, você será filmado. Centenas de câmeras de segurança de última geração vão integrar o esquema de vigilância das arenas do torneio e monitorar cada passo dos torcedores que estiverem no local durante e após do encerramento do Mundial no Brasil.
Com as obras dos estádios rumo a sua reta final, os sistemas de monitoramento já estão sendo planejados por governos e administradores dos estádios. Boa parte deles contará com câmeras de alta resolução capazes até de identificar a distância qualquer responsável por um distúrbio na torcida. Com elas, até carros parados no estacionamento serão vigiados.
Arena Amazônia, em Manaus, tem 44% de suas obras concluídas Mais Ministério do Esporte/Divulgação
O Mineirão, por exemplo, ganhará 350 câmeras até a sua reinauguração. Algumas delas vão estar voltadas para o estacionamento. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa de Minas Gerais, esses equipamentos serão capazes de acionar a segurança do estádio automaticamente caso um carro permaneça estacionado por muito tempo após um jogo.
No estádio de Belo Horizonte, um novo sistema de luzes e som também será instalado para orientar torcedores em caso de incêndio ou tumulto. Um esquema semelhante será implantado no Maracanã, que promete se tornar um dos estádios mais seguros do mundo após a sua reforma para a Copa de 2014.
LEIA MAIS SOBRE A COPA
O Maracanã, palco da final do Mundial e da Copa das Confederações de 2013, também terá 360 câmeras de vigilância e um controle eletrônico na entrada de torcedores. Roletas do estádio estarão integradas com o sistema de venda eletrônica de ingressos. Com isso, cada torcedor que chegar ao estádio terá seu CPF registrado pela segurança.
“O moderno conjunto de sistemas garantirá o sucesso das partidas de futebol, a segurança do público e a própria operação do Maracanã”, defende o presidente da Empresa de Obras Públicas, Ícaro Moreno Júnior, responsável pela reforma do estádio. “O ticket será numerado, e o CPF do torcedor, cadastrado.”
O Castelão, em Fortaleza, também terá controle eletrônico de identificação de torcedores. A Secretaria da Copa do Ceará informou ainda que o estádio terá 200 câmeras de monitoramento. Dessas, 29 já estão funcionando.
Arena da Baixada, em Curitiba; Arena Pantanal, em Cuiabá; e Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, já confirmaram que terão um novo sistema de monitoramento por câmeras até a Copa do Mundo. Em todos esses estádios, uma central de vigilância será criada para que tudo seja observado por monitores.
Além dessas medidas, os estádios da Copa terão um esquema especial de segurança durante o evento. Empresas privadas serão contratadas para vigiar os torcedores dentro dos estádios e ao redor deles. A polícia ficará encarregada pela segurança de outras áreas, como aeroportos, portos e vias de acesso.
Câmeras serão instaladas em áreas estratégicas de cidades-sede do torneio. Imagens serão monitoradas de um centro de controle que será construído em cada um das 12 capitais que receberão jogos da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário