PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SEMINÁRIO EM PORTO ALEGRE DISCUTIRÁ O PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A COPA.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/seminario-em-porto-alegre-discutira-o-plano-de-seguranca-para-copa
Evento foi destacado pelo coordenador da Câmara Temática de Segurança do Rio Grande do Sul. Em entrevista em vídeo, Kleber Senisse também falou sobre a integração dos agentes e a importância dos Centros de Comando e Controle.
O coordenador da Câmara Temática de Segurança do Comitê Gestor da Copa do Rio Grande do Sul (CGCOPA/RS), Kleber Senisse, reforçou a importância do sistema integrado que está sendo colocado em prática no Rio Grande do Sul e no Brasil para a segurança durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.
Em entrevista à TV Piratini, do governo do estado, Senisse destacou o seminário que será realizado na capital gaúcha nos dias 10 e 11 de outubro, em que o plano nacional será discutido com as demais cidades-sede, representantes do Ministério da Defesa, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), vinculada ao Ministério da Justiça, e outros agentes envolvidos. Confira os principais trechos:
 
Sistema integrado de segurança
Para a Copa do Mundo, sendo um megaevento, temos que desenvolver uma estrutura de sistema. Teremos a segurança pública, a segurança privada, a atuação da FIFA através do Comitê Organizador Local (COL). Da mesma forma, teremos a Defesa Civil que deverá ser acionada em caso de necessidade. Esse sistema deve estar em condições de ser operacionalizado.
 
Seminário
Nos dias 10 e 11 de outubro, estaremos realizando no Rio Grande do Sul o primeiro Seminário Geral de Segurança para a Copa do Mundo. Teremos todas as autoridades, todos os atores de segurança que vão trabalhar em segurança na Copa, trazendo para Porto Alegre os planos, para que eles possam ser desdobrados e para que consigamos fazer a integração do sistema de segurança.
 
Legado
O mais importante é deixar como legado para a população a integração da Segurança Pública com o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e as entidades de segurança privada. Isso é importante porque, a partir da Copa do Mundo, teremos no Rio Grande do Sul e no Brasil uma segurança integrada, ou seja, todos os órgãos participando, cada um com a sua missão constitucional.
 
Centros de Comando e Controle
Eles são as ferramentas utilizadas para a integração que serão adquiridas pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). O Rio Grande do Sul receberá um centro fixo e dois móveis. Os centros móveis serão utilizados no estádio e nas cidades que terão Centros de Treinamento de Seleções. Esse trabalho estará conectado com os centros nacionais que ficarão em Brasília e no Rio de Janeiro.
 
Experiências anteriores de segurança em megaeventos
O modelo de segurança é similar em todo local onde haja um megaevento como uma Copa do Mundo ou as Olimpíadas. A África do Sul, a Alemanha, o Japão e a Coreia trabalharam com esse sistema, que consegue fazer a integração e, no momento de crise, colocar em prática o plano de contingência, trazendo um resultado positivo É um modelo que já possui uma concretização, um conceito positivo em outros megaeventos no mundo.

Assista ao vídeo

Portal da Copa, com informações da Secopa/ RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário