PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 5 de março de 2013

VERBA DE BANCO IMOBILIÁRIO DE EDUARDO PAES SAIU DE FUNDO PARA EDUCAÇÃO.

Prefeitura tirou dinheiro de ajuda ao ensino básico para comprar jogo.

POR Christina Nascimento
 
Rio - Foi do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que o prefeito Eduardo Paes retirou R$ 962,4 mil usados para comprar 20 mil unidades do jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica, que promove suas obras.
 
A verba é doada pelo governo federal para as cidades com o objetivo de melhorar a educação básica. Hoje, os professores da rede pública vão fazer fazer uma paralisação na Cinelândia. Eles querem melhores salários. O tema é “Escola não é banco, nem de brincadeira”.
 
A vereadora Teresa Bergher (PSDB) vai pedir ao Ministério Público — que já abriu inquérito para apurar a compra do jogo — que avalie a possibilidade de exigir que o dinheiro seja devolvido ao fundo e também que impeça a circulação do brinquedo nas salas de aula.
Foto: Reprodução
Vereadora Teresa Bergher (PSDB) vai pedir ao MP que impeça a circulação do brinquedo nas salas de aula | Foto: Reprodução
 
“Isso é um absurdo sem tamanho. A verba usada na compra tem que voltar para o Fundeb. É uma vergonha que isso tenha ocorrido”, afirmou a parlamentar, que requereu ao Tribunal de Contas do Município (TCM) avaliação do contrato feito entre a Prefeitura e a Estrela.
A nota de pagamento à empresa de brinquedos foi emitida pela prefeitura em dezembro. O dinheiro foi disponibilizado no mês seguinte. Em 2012, os recursos do Fundeb para o Rio foram de R$ 1,7 bilhão. Segundo o Ministério da Educação, o dinheiro pode ser usado, entre outras coisas, para obras em escolas, remuneração e aperfeiçoamento de professores,aquisição de imóveis e de material didático.
Em nota, a prefeitura disse que a edição do Banco Imobiliário “auxilia o aluno no aprendizado da história e geografia da cidade — estão lá as praias, bairros emblemáticos, os pontos turísticos, o Engenhão, o Maracanã — ao mostrar que a cidade não é algo estático, mas construído e em processo de transformação constante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário