PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MAIS DE CEM MIL SÃO CANDIDATOS A TRABALHO NÃO REMUNERADO NA COPA DE 2014.

FONTE: http://oglobo.globo.com/esportes/mais-de-cem-mil-sao-candidatos-trabalho-nao-remunerado-na-copa-5998270

Programa tem treino para evitar desistências


Os cabos de aço da estrutura que cobrirá todos os assentos da Arena Fonte Nova são içados durante o processo que deu início à construção do teto do estádio na Bahia, que está sendo erguido no local onde o antigo foi demolido
Os cabos de aço da estrutura que cobrirá todos os assentos da Arena Fonte Nova são içados durante o processo que deu início à construção do teto do estádio na Bahia, que está sendo erguido no local onde o antigo foi demolido
 
RIO - Procura-se pessoa acima de 18 anos para trabalho não remunerado em 12 cidades do Brasil. Estrangeiros são aceitos, desde que paguem sua hospedagem e viagem. Um anúncio de emprego desse tipo teria pequeno retorno. Quase zero. Mas se for adicionada a informação de que a vaga é de voluntário na Copa das Confederações de 2013 e na Copa de 2014, os interessados aumentam significativamente. Precisamente, para 105.856, número de candidatos inscritos até esta terça-feira no site da Fifa. Destes, 4.027 são estrangeiros de 130 países.
 
Não pense o candidato que o trabalho é fácil e não há concorrência. A carga horária é de até 10 horas para quem for selecionado para uma das 7 mil vagas para a Copa das Confederações e para as 15 mil previstas para o Mundial. Foram duas semanas de inscrição até agora e o Comitê Organizador Local (COL) ainda decidirá quando o prazo irá se esgotar. Para se ter uma ideia da procura de possíveis voluntários para as competições, apenas em 21 de agosto, no primeiro dia, 33.319 pessoas se inscreveram. Um recorde. É mais do que 22 mil inscritos na primeira semana de abertura de vagas no programa nas Copas da Alemanha (2006) e África do Sul (2010) juntas. O total na primeira foi de 48 mil. Na segunda, 70 mil.
 
- Tem a ver com o momento do Brasil. Estamos na vitrine - disse Ricardo Trade, diretor-executivo de operações e competições do COL.
 
Reservas como garantia
Pode parecer exagero, mas a imensidão de inscritos faz sentido. Como no futebol, o programa de voluntários é cheio de imprevistos e o COL precisa de reservas para pôr em campo caso alguém não consiga hospedagem, fique impedido de viajar ou se perca na variedade de belezas tropicais e noturnas que o Rio de Janeiro, por exemplo, pode oferecer. Como já aconteceu durante os Jogos Pan-Americanos de 2007. Com a maioria dos candidatos (54.412) na faixa de 16 a 25 anos, foi preciso estabelecer regras rígidas para o jogo, repassadas ao longo das etapas do treinamento, que incluirá entrevistas e dinâmicas de grupo. O selecionados serão conhecidos meses antes dos eventos. Em caso de fuga, atraso e comportamento inadequado, cartão vermelho.
 
- Por isso, o processo de seleção é longo. Começamos a avaliar o comprometimento, o comportamento e a dedicação das pessoas. Vamos bombardeando os candidatos com informações sobre a importância de manter um comportamento adequado ao evento que representarão - explicou Rodrigo Hermida, gerente de voluntários do COL.
 
- Mas o Rodrigo protege os voluntários, no bom sentido. Não deixa ninguém carregar caixa... (risos). O mais importante é trazer um ganho para o país e para as pessoas - disse Trade.
 
Uniformes que valem ouro
Longe de ser um peso, o programa de voluntários só oferece um lanche, brindes e uniforme. Os bens mais valiosos são as trocas de experiência e de camisas. No Mundial da África do Sul, os uniformes oficiais valiam ouro no escambo realizado nos bastidores dos estádios e centros de treinamento. Entre as mais variadas nacionalidades e mais de uma dezena de línguas reconhecidas pelo governo daquele país, o inglês predominava, mas todos eram fluentes na linguagem do futebol. Em 2014, o mundo será apresentado ao segundo e informal idioma do brasileiro: o portunhol. Afinal, os colombianos são a maioria dos estrangeiros inscritos até agora, com 651 candidatos.
 
- Medellin sediou os Jogos Sul-Americanos de 2010 e é candidata a sediar os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018. A Colômbia quer se aproximar dos grandes eventos, fazer parte. Na América do Sul, nos últimos anos, Brasil e Colômbia sediaram grandes eventos esportivos. E portunhol todo mundo fala. Não haverá barreiras - disse Trade.
 
Ao derrubar os muros da criminalidade que dividiam a cidade, Medellin e Rio, mesmo distantes, se aproximaram graças ao esporte. Primeiro destino turístico do Brasil, e o preferido da maioria dos sul-americanos, o Rio de Janeiro está em segundo na quantidade de candidatos inscritos, com 15.869. São Paulo, por ser o estado mais populoso, lidera com 26.870. Isso não significa que a capital paulista irá receber mais voluntários. Eles serão distribuídos de acordo com o critério de proximidade para reduzir os custos com hospedagem e transporte.
 
Fora do Sudeste, a Bahia é o estado com mais candidatos. Nesta terça-feira, foi iniciado na Arena Fonte Nova o processo de construção da nova cobertura do estádio. Foram içados os cabos de aço da estrutura que cobrirá todos os assentos.
 
As tarefas serão divididas entre atendimento à imprensa e ao público, gerenciamento de voluntários, transporte, alimentação e, o mais cobiçado: competições, que dará acesso a locais como estádios e centros de treinamentos espalhados pelas 12 sedes do Mundial. Na Copa das Confederações, poderão ser até seis cidades sede.
 
- Não existe um perfil para os candidatos. Queremos vontade e dedicação - declarou Hermida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário