A seleção brasileira está concentrada desde a tarde de segunda-feira, em São Paulo, para disputar os jogos contra a África do Sul (na sexta, no Morumbi) e a China (próxima segunda, no Recife). Os adversários são frágeis e as partidas são apenas amistosas, mas os 21 atletas convocados pelo técnico Mano Menezes se apresentaram com um objetivo em comum: todos querem agarrar a oportunidade e começar a garantir um lugar no grupo que disputará a Copa do Mundo de 2014. Para alguns, como Neymar e Lucas (na foto acima), a tarefa é mais simples – eles já são vistos como peças importantes para o futuro da seleção. Para muitos outros, como Diego Alves, Cássio, Adriano, Dedé, Rever, Alex Sandro, Paulinho, Arouca, Ramires e Jonas, a missão é muito mais árdua, pois ainda precisam convencer tanto o treinador como o torcedor de que merecem vestir a camisa amarela no Mundial que será disputado em casa.
Quem está de fora, porém, não deve se desesperar. O retrospecto da seleção antes das últimas quatro Copas mostra que a equipe costuma sofrer numerosas mudanças nos dois últimos anos de preparação para o torneio (confira nas escalações a seguir). Na média, metade da equipe acaba mudando nessa metade final do caminho entre um Mundial e outro. Curiosamente, as equipes que mais mudaram foram as mais bem-sucedidas na Copa – em 1994, 1998 e 2002, entre seis e oito titulares foram substituídos nos dois anos que antecederam o evento. Nessas três Copas, o Brasil chegou à final (ganhou duas e perdeu uma). Quando mudou menos, em 2006 e 2010, parou nas quartas. Pode ser um bom exemplo para Mano Menezes, que tem encontrado dificuldades para armar uma equipe convincente. Talvez seja a hora de dar início ao processo de transformação que levará à montagem do time do hexa. Como mostraram os técnicos Parreira, Zagallo e Felipão, ainda dá tempo.
1994 (Brasil campeão)
Time titular na estreia no Mundial: Taffarel; Jorginho, Ricardo Rocha, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga, Raí e Zinho; Bebeto e Romário (Brasil 2 x 0 Rússia, São Francisco, 20/6/1994)
O que mudou: Seis jogadores na escalação; Carlos Alberto Parreira reprovou jogadores como Luís Henrique, Valdo e Valdeir e aceitou a volta de Romário, que estava afastado
***
1998 (Brasil vice-campeão)Time titular na estreia no Mundial: Taffarel; Cafu, Júnior Baiano, Aldair e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Rivaldo e Giovanni; Ronaldo e Bebeto (Brasil 2 x 1 Escócia, Paris, 10/6/1998)
O que mudou: Oito jogadores na escalação; Zagallo reprovou jogadores como André, Zé Elias, Amaral e Donizetti e entregou a camisa 10 a Rivaldo
***
2002 (Brasil campeão)Time titular na estreia no Mundial: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho (Brasil 2 x 1 Turquia, Ulsan, 3/6/2002)
O que mudou: Oito jogadores na escalação e a formação do time, do 4-4-2 para o 3-5-2; Vanderlei Luxemburgo perdeu o emprego e Luiz Felipe Scolari assumiu o cargo
***
2006 (Brasil eliminado nas quartas)Time titular na estreia no Mundial: Dida; Cafu, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Émerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Adriano e Ronaldo (Brasil 1 x 0 Croácia, Berlim, 13/6/2006)
O que mudou: Cinco jogadores na escalação; Carlos Alberto Parreira reprovou jogadores como Edu e Luís Fabiano e, no caminho até a Copa, montou o “quadrado mágico”
***
2010 (Brasil eliminado nas quartas)Time titular na estreia no Mundial: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Brasil 2 x 1 Coreia do Norte, Johannesburgo, 15/6/2010)
O que mudou: Quatro jogadores na escalação; Dunga manteve o cargo e preservou a mesma base até a Copa.
Fotos: CBF/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário