PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"SUCESSO DA COPA DE 2014 DEPENDE DA ORGANIZAÇÃO DA POLÍCIA, DIZ EX-CAPITÃO DO BOPE.

FONTE: http://www.d24am.com/noticias/amazonas/excapito-do-bope-afirma-que-a-segurana-da-copa-depender-da-organizao-da-polcia/73770

Rodrigo Pimentel, autor de Tropa de Elite 1 e 2 e ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais do Rio de Janeiro, foi segundo palestrante do Congresso Internacional em Manaus.


O coronel Almir David afirmou em seu discurso que o governo fez grandes investimentos na segurança publica. Foto: Arlesson Sicsú O coronel Almir David afirmou em seu discurso que o governo fez grandes investimentos na segurança publica.
Manaus - Abertura do Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos realizada na noite desta segunda-feira (19) contou com a palestra do Rodrigo Pimentel e do major Diógenes Lucca, ambos comentaristas de segurança da Rede Globo, abordando sobre o desafio para o Brasil em relação a segurança pública e privada.
O evento teve na sua mesa de abertura a presença do vice-governador José Melo, na ocasião representado o governador, e o comandante geral da Policia Militar do Amazonas, coronel Almir David Barbosa, além de outras autoridades.
O coronel Almir David afirmou em seu discurso que o governo fez grandes investimentos na segurança publica. "Foram mais R$ 300 milhões em infraestrutura, equipamentos, viaturas para as policias civil e militar", disse.
O vice-governador José Melo disse que o Amazonas é um dos estados que mais investe em segurança pública. "O governador Omar investe pesadamente em segurança publica, só no ano passado investiu 380 milhões, e com isso os índices de violência vem caindo", afirmou.
"Evidentemente precisa melhorar muito, por isso o seminário é fundamental, no sentido de trazer para nós, o que há de mais moderno, e não só de experiências inovadoras Brasil a fora para que possamos somar ao esforço que já estamos fazendo no Amazonas", completou.
Major Diógenes Lucca, fundador e ex-comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e especialista em gerenciamento de crises, foi um dos palestrantes da mesa-redonda: "Segurança Pública e Privada: Sustentabilidade Social e Cidadania - Desafios para o Brasil".
Ele explicou sobre a importância das forças de segurança de atuarem juntas e coordenadas. "Isso não acontece hoje, e é uma previsão constitucional de 1988. Faz mais de 20 anos, que não se cumpre essa legislação para criar um caráter único e sistêmico para esses órgãos de segurança", explicou. "E obviamente não vou esquecer de incluir a segurança privada, que possui mais de 500 mil vigilantes espalhados pelo Brasil, dentro desse sistema de segurança", concluiu.
"Atualmente cada órgão atua de forma isolada e realiza alguns movimentos de integração, mas isso não é suficiente", analisou.
O segundo palestrante Rodrigo Pimentel, autor de Tropa de Elite 1 e 2 e ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais do Rio de Janeiro (BOPE), começa revelando que está terminado de escrever o Tropa de Elite 3 que tem como o tema os desafios da polícia para realizar a Copa 2014, com a expectativa de lançar antes da Copa.
Ele afirma que a segurança da Copa dependerá da organização da polícia. "A segurança da Copa do Mundo dependerá da capacidade de organização e coordenação das forças de segurança", afirmou.
"Quando pelo menos 11 das 12 cidades-sede estão entre as mais violentas do mundo, a polícia assume a função de protagonista. O sucesso do evento depende da articulação da policia", completou.
Afirmou ainda que a polícia tem que estar preparada para qualquer tipo de ameaça. "A polícia tem que atuar sempre com muita inteligência e coordenação, tentando antecipar as possibilidades aos perigos que possam acontecer em um evento como este", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário