PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DEPOIS DE 2012 PROMISSOR, VALCKE PREVÊ UM 2013 DECISIVO.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/depois-de-2012-promissor-valcke-preve-2013-decisivo-para-brasil?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

Secretário-geral da Fifa aprovou preparativos para a Copa das Confederações e confirmou a divisão dos grupos: Brasil pega Itália, Espanha encara o Uruguai.

 
Ronaldo durante visita da Fifa e COL ao Itaquerão
 
Ronaldo durante visita da Fifa e COL ao Itaquerão - Marcelo Machado Melo/Fotoarena
Marin se negou a comentar a escolha do novo técnico da seleção, que será oficializada na manhã de quinta-feira, no Rio de Janeiro. "Falaremos no momento apropriado e no lugar apropriado", avisou
A 199 dias do início da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, a Fifa avalia que a fase do sufoco já terminou - mas isso não significa que o Brasil pode sentir-se confortável nos preparativos para o ensaio geral da Copa do Mundo de 2014. "2012 está terminando e foi um ano interessante, em que todos nós trabalhamos muito. Mas 2013 é um ano decisivo, pois oferecerá aos brasileiros todo o aprendizado da Copa das Confederações", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na tarde desta quarta-feira, depois de uma reunião da diretoria do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, no Anhembi, em São Paulo. "Já há a sensação de que a competição está chegando, e isso é muito empolgante." Integrante do conselho de administração do COL, o ex-craque Ronaldo disse que já considera o assunto estádios da Copa superado. "Eu estava certo desde o início com todo o otimismo que passava a vocês. A Copa vai acontecer, os estádios estarão todos lá, todos lindos. É hora de mudar o foco das coisas. A gente precisa se preocupar agora em como receber os visitantes e não falar mais em estádios, já que eles são uma certeza." Para Valcke, no entanto, não é bem assim: "Ainda há muito trabalho nos estádios e nas obras de mobilidade urbana. No Maracanã, por exemplo, falta muito pela frente. Há muita coisa a fazer, mas as garantias do governo e do COL nos deixam confiantes", afirmou o francês, ao lado do presidente da CBF e do COL, José Maria Marin. "A boa notícia é que já estamos trabalhando nas datas dos eventos-teste e falando em inauguração de estádios. Estamos falando mais em detalhes, não mais só em infraestrutura." Pela manhã, ele visitou pela primeira vez as obras do Itaquerão (na galeria acima).

 Marin se negou a comentar a escolha do novo técnico da seleção, que será oficializada na manhã de quinta-feira, no Rio de Janeiro. "Falaremos no momento apropriado e no lugar apropriado", avisou. Também minimizou a importância da promoção do mineiro Ricardo Trade a presidente do conselho de administração do COL - ele já era diretor-executivo do órgão e respondia por boa parte das questões práticas da organização para 2014, como transporte, serviços, logística e tecnologia da informação. Questionado sobre a possibilidade de Trade assumir um papel mais destacado nos preparativos para a Copa enquanto o cartola se dedica mais ao comando da CBF, Marin garantiu que "não muda nada" com a decisão anunciada nesta quarta. "Foi apenas um reconhecimento ao estupendo trabalho que ele está realizando há muito tempo. É o homem certo no lugar certo", elogiou. Ex-atleta e ex-preparador físico, Trade participou da organização do Pan de 2007 e da candidatura do Rio a sede da Olimpíada de 2016. A promoção de Trade sinaliza que a Fifa aprovou o modelo de trabalho adotado nos últimos meses, com reuniões mais frequentes com o COL e interferência mais acentuada do governo, através do ministro Aldo Rebelo, também presente à reunião. "Fizemos um trabalho em conjunto, unidos numa grande integração entre CBF, COL e governo federal, contando com a ajuda de cada governo estadual e municipal e principalmente com o apoio incondicional da Fifa", disse Marin. Valcke também elogiou os compromissos assumidos pelas autoridades brasileiras, dizendo estar satisfeito com as mudanças ocorridas desde que Ricardo Teixeira presidia a CBF e Orlando Silva ocupava a pasta dos Esportes.

Para celebrar o clima muito mais ameno nas relações com os brasileiros, Valcke entregou um presente ao governo: 50.000 entradas gratuitas para a Copa do Mundo, bilhetes que serão distribuídos a índios e beneficiários do Bolsa Família. O francês, que foi recebido por um protesto de uma tribo indígena em sua visita ao Maracanã, na segunda, posou para fotos ao lado de Aldo segurando um ingresso simbólico, representando o pacote de entradas gratuitas (na foto abaixo). Aldo, que não escondeu a irritação com o secretário-geral depois do episódio do "chute no traseiro", sorriu e abraçou o representante da Fifa. "Agradeço muito por essa surpresa, foi um belo gesto", disse o ministro. As surpresas, por sinal, serão poucas no próximo compromisso importante envolvendo os integrantes do comitê, no sábado, também no Anhembi. A Fifa promoverá uma grande festa para definir os grupos da Copa das Confederações do ano que vem. O sorteio, porém, terá quase nenhum suspense. Isso porque Jérôme Valcke já adiantou que Brasil e Espanha serão cabeças-de-chave nos dois grupos da competição. O francês confirmou também que Itália e Uruguai, as outras duas seleções de ponta do torneio, não poderão cair nos grupos de seus vizinhos de continente. Assim, já se sabe que o Brasil pegará a Itália na primeira fase e que a Espanha enfrentará o Uruguai. Valcke também aproveitou para confirmar a realização de dois amistosos da seleção brasileira em junho, nas semanas que antecedem a Copa das Confederações: contra a Inglaterra, no Maracanã, possivelmente no dia 2, e contra a França, no Mineirão, no dia 9. Os jogos dependiam de aprovação da Fifa porque todos os estádios usados no torneio estarão sob controle da entidade a partir do fim de maio. Qualquer evento nesses locais, portanto, não depende apenas da vontade dos brasileiros.
Paulo Whitaker/Reuters
Valcke entrega a Aldo ingressos para índios e beneficiários do Bolsa Família em 2014
Valcke entrega a Aldo ingressos para índios e beneficiários do Bolsa Família em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário