PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

FIFA E GOVERNO REAFIRMAM CONFIANÇA NA ENTREGA DO MARACANÃ DENTRO DO PRAZO.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/fifa-e-governo-reafirmam-confianca-na-entrega-do-maracana-dentro-do-prazo
Secretário-geral, Jérôme Valcke, ministro do esporte, Aldo Rebelo, e Ronaldo, integrante do COL, visitaram estádio carioca nesta segunda-feira.
Fotos: Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#
 
Em visita ao Maracanã nesta segunda-feira (26.11), o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Nazário, reforçaram a confiança de que o estádio carioca estará pronto a tempo da Copa das Confederações de 2013.
“O Maracanã é um estádio à parte, muito especial. Eu disse ao ministro que em 20 meses estaremos aqui assistindo à final da Copa do Mundo de 2014 e tenho certeza de que estará tudo pronto. Hoje me reuni com o governador do Rio de Janeiro e com o prefeito, falamos das obras em curso e tivemos a confirmação de que tudo estará pronto em tempo. Mais uma vez, temos confiança e este é um estádio espetacular. Estar aqui dá uma sensação especial”, disse Valcke, na coletiva de imprensa, após visitar as obras.
O ministro Aldo Rebelo destacou a evolução da reforma da arena, que receberá três partidas da Copa das Confederações, inclusive a decisão, em 30 de junho de 2013. “Calculando a evolução mês a mês e projetando o prazo necessário, recebemos, estatisticamente, a segurança de que a obra será entregue no prazo. Temos que lembrar que esse estádio foi construído em tempo recorde de 22 meses para sediar a Copa do Mundo de 1950. E as obras estão entregues a empresas com larga experiência no mercado”, disse.
O secretário-geral da FIFA comentou que as garantias de entrega foram dadas pelas equipes técnicas dos governos e do Comitê Organizador Local (COL). “Estamos na fase final. Temos que confiar em nossa equipe técnica e no comprometimento do governo e das cidades-sede. Temos que zelar para que tudo ande paralelamente, desde a cobertura ao gramado. É importante que tudo esteja pronto a tempo de testar as instalações. Alguns estádios serão mais tarde, em abril, mas vamos preparar jogos para que tudo esteja pronto. É a fase mais interessante e difícil”.
Brasil x Inglaterra
O Secretário de Estado Chefe da Casa Civil do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, comentou o desejo expresso pelo governo local de realizar um amistoso entre Brasil e Inglaterra em 2 de junho de 2013, no Maracanã. A partida dependerá de acordo com a FIFA. “Há um desejo da CBF de fazer o jogo contra Inglaterra em 2 de junho, mas a partir de 27 de maio o estádio estará entregue à FIFA. Então vamos ver com a entidade se é possível realizar o jogo enquanto as estruturas para o evento são montadas”, disse.
Mais cedo, durante evento na Soccerex, Valcke comentou o tema. Segundo ele, a partida é possível, desde que não atrapalhe os preparativos para o início da Copa das Confederações. “Após 27 de maio, nenhum jogo pode acontecer no estádio sem autorização da FIFA. Se der para fazer no dia 2 e der para instalar tudo o que necessitamos depois, por que não? Ainda vamos discutir, mas a prioridade é que tudo esteja pronto para os jogos do torneio”, disse.
 
Estruturas temporárias
 Os custos para a montagem das estruturas temporárias para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo serão incluídos na Matriz de Responsabilidades. Quem deu a informação foi o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, durante a visita da comitiva da FIFA ao Maracanã. “São instalações importantes para o bom funcionamento dos eventos. Estamos sacramentando a responsabilidade das sedes, em acordo com o Governo Federal. Uma vez definido o custo, eles serão incorporados à Matriz de Responsabilidades”, disse Fernandes, acrescentando que a data para a inclusão dos custos à matriz será após a definição dos valores das estruturas por parte das sedes e do COL.

Andamento das obras
A reforma do Maracanã alcançou 75% de conclusão em 31 de outubro, conforme medição da empresa responsável pelo projeto. Em 7 de dezembro começará o processo conhecido como big lift, de içamento das estruturas tensionadas que darão sustentação à cobertura. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2013 terá início a montagem da membrana que cobrirá a arena, que pesa 2,2 toneladas.
Outras etapas importantes do projeto serão o início da drenagem do gramado, ainda no próximo mês, a instalação dos assentos e a pintura da fachada nos dois primeiros meses de 2013. Ao todo, 5.500 operários trabalham nas obras do Maracanã, que terá capacidade para cerca de 79 mil espectadores, além de contar com 231 banheiros, 17 elevadores, 12 escadas rolantes, seis rampas de acesso e quatro placares de 100m².
 
Sequência de visitas
Nesta terça-feira (27.11), a delegação visita a Arena da Baixada, em Curitiba. Antes, o prefeito Luciano Ducci e o vice-governador Flávio Arns apresentarão o “hybribus”, ônibus sustentável movido a eletricidade e biodiesel, escolhido para ser o meio de transporte até o estádio. A Arena da Baixada receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.
O ciclo de vistorias termina na quarta-feira (28.11), em São Paulo. Na visita à Arena Corinthians, a comitiva será acompanhada do presidente do COL, José Maria Marin, do membro do Comitê Executivo da FIFA, Marco Polo Del Nero, e do prefeito Gilberto Kassab. Do estádio, a delegação segue para a reunião de diretoria do COL, no Centro de Convenções do Anhembi. Após o encontro, haverá entrevista coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário