A gastronomia deixou os agentes de viagens e jornalistas com água na boca para conhecer o AM.
Marco Antonio Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da
Embratur informou que 50% dos turistas canadenses querem turismo de natureza.
Foto: Mazé Mourão
Manaus - O público na recepção do
Go To Brasil, que aconteceu na quinta-feira (1), no Ritz Hotel, na cidade de
Toronto,Canadá, tinha um aperitivo do que seria o encontro entre duas culturas
tão diferentes.
Para começar, as recepcionistas eram cunhã poranga, porta-estandarte e rainha
do folclore, vestidas como manda o figurino: a caráter e com a amabilidade
peculiar dos manauenses. Para degustar, delícias preparadas pelo trio de chefs
de cozinha Mônica Rangel e Jonatas Moreira capitaneada pelo 'nosso' Felipe
Schandler, que comandava a harmonização gastronômica.
Entre as delícias, estavam as geleias de cupuaçú, graviola e biju de tapioca.
O caldinho de tucupi com jambu, pirarucu defumando com molho de muqueca, banana
e a castanha do Brasil, cuscuz de farinha do uarini com bacon de pirarucu e
castanha torrada. Tudo com toque da cozinha internacional para que o paladar
estrangeiro deguste sem restrições.
O Amazon Show, dirigido por Adriano Assis encantou a todos os presentes com o
folclore parintinense. O pocket show teve direito ao ritual do pajé Almir
Nascimento passando pela rainha do folclore Aretha Melo, a porta-estandarte
Luana Correa, a cunhã-poranga Tatiana Araújo e o bailado com Adriano Assis e
Michel Magalhães. O ápice foi a bandeira da Amazonastur com a temática do
evento: ‘Destino Amazonas Verde, País do Samba e do Futebol’.
Coletiva
Durante entrevista do Go To Brasil aos jornalistas e agentes de viagens
canadenses, Marco Antonio Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur,
informou que “50% dos turistas canadenses querem um turismo de natureza e
ecoturismo. Além deste país, estão próximos do Amazonas outros como os Estados
Unidos. O evento é um chamariz para o Amazonas não apenas para a Copa do Mundo,
mas como um dos destinos turísticos desejados do mundo”.
Oreni Braga, presidente da Amazonastur, disse que “primeiro, estamos fincando
a bandeira do Amazonas nos principais destinos turísticos mundiais e, segundo,
porque estamos otimizando todas as ações para a Copa do Mundo, fazendo um
roadshow nesses países. Por exemplo, temos um Go To Brasil acontecendo aqui em
Toronto, mas aproveitamos e fomos a Monteaux e, na quarta (31) realizamos um
workshop com todos os agentes, jornalistas e operadores daquela cidade. E assim
vamos divulgando o Amazonas e fazendo que com o Estado não seja passagem, mas
esteja qualificado como Rio de Janeiro e Bahia, a receber turistas do mundo
todo.”
Miguel Capobiango, coordenador geral do projeto GT-Copa, comentou que este
tipo de evento é importante para o Amazonas porque, especificamente Toronto,
está sediando o PAN 2015, então estão falando muito de esportes. "Ampliar essa
conexão de Manaus com Toronto pela sintonia, coincidência e por ser uma
cidade-sede mais próxima do Canadá. Tudo se conecta. Isso provoca um aumento de
um fluxo de interesses dos atrativos da cidade-sede”, concluiu.
*A jornalista foi ao evento a convite da Embratur/Amazonastur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário