PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PRESIDENTE DE LONDRES 2012 MINIMIZA FURTO DE INFORMAÇÕES POR RIO 2016: "NÃO FOI RELEVANTE".

 
Vinicius Konchinski*
Do UOL, no Rio de Janeiro   
 
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012, Sebastian Coe, minimizou nesta segunda-feira a importância do furto de informações do órgão por funcionários do Comitê Rio 2016. Quase quatro meses após o fato, ocorrido durante a Olimpíada deste ano, Coe disse que “ele não foi muito relevante” e não abalará as relações entre o comitê britânico e o brasileiro.
 
“Esse caso não é algo que demos muita atenção ou consideramos muito relevante”, disse Coe, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. “Nunca existiram comitês organizadores que trabalharam tão juntos. Vocês não devem dar tanta importância a isso [o furto]."
 
Foto 18 de 18 - Os políticos diretamente ligados aos Jogos Olímpicos de 2016 estão aproveitando a presença do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital fluminense. Nesta quarta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Sérgio Cabral, governador do Estado, lançaram a pedra fundamental da Vila Olímpica, em evento marcado por vários elogios da entidade-mor do esporte mundial Mais Alexandre Durão/UOL
 
Coe está no Brasil para participar do Debriefing do Comitê Olímpico Internacional (COI). O evento serve para troca de informações entre última sede dos Jogos Olímpicos com as próximas cidades a receberão uma Olimpíada, seja ela de inverno ou verão. Neste evento, Londres passará sua experiência aos organizadores de Sochi-2014 (Rússia), Rio-2016 e PyeongChang-2018 (Coreia do Sul).
 
O Debriefing começou no sábado e vai até quarta-feira. Nesta segunda, Coe aproveitou sua visita ao Brasil para participar de um evento promovido pela organização da Soccerex, congresso sobre futebol que acontecerá também no Rio de Janeiro.
No evento, ele falou pela primeira vez com jornalistas desde que chegou ao Rio. Elogiou a preparação da cidade para a Olimpíada de 2016 e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a quem ele chamou de “grande amigo”.
 
Nuzman demitiu em setembro nove funcionários da Rio 2016 por terem furtado as informações do Londres 2012. Os demitidos faziam parte de uma equipe de 24 funcionários do órgão contratados por Londres 2012 para trabalhar dentro de um programa de troca de informações. Eles estavam há cerca de três meses na Inglaterra quando a cópia ilegal de arquivos foi descoberta pelo comitê britânico.
Na época, Nuzman disse que o furto foi de inteira responsabilidade dos funcionários demitidos. Por isso, nenhum chefe do Comitê Rio 2016 acabou sendo demitido devido ao caso.
 
Expectativa
Coe, da Londres 2012, também disse que tem grandes expectativas a respeito da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o Brasil fará dois eventos “sensacionais”. “A Copa do Mundo será um grande sucesso. A Olimpíada também será”, afirmou.
De acordo com ele, o país tem que aproveitar a oportunidade única de sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo um logo após o outro para se promover e promover o esporte. Ele disse que o Reino Unido viveu, por causa da Olimpíada deste ano, um dos seus maiores momentos como um país. Isso também acontecerá no Brasil e precisa ser aproveitado.
 
“O Brasil nunca mais terá esta exposição no mundo”, afirmou ele. “No Reino Unido, 70% das pessoas acham que fomos expostos positivamente. O Brasil também pode conseguir isso.”
 
Coe ressaltou, porém, que organizar um Olimpíada é muito difícil. Por isso, a preparação deve ser muito bem coordenada para que tudo saia o melhor possível. “Nunca se chega à perfeição”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário