PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O PREFEITO DO RIO DE JANEIRO "EDUARDO PAES" QUER DIMINUIR USO DE DINHEIRO PÚBLICO EM OBRAS DOS JOGOS DE 2016.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/11000/PAES+QUER+DIMINUIR+USO+DE+DINHEIRO+PUBLICO+EM+OBRAS+DOS+JOGOS+DE+2016.html

Prefeito do Rio apresentou projetos de lei para viabilizar construção do IBC e do campo de golfe.

Centro de imprensa nos Jogos de Londres em 2012 (crédito: Arquivo)
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou ontem (5), na Câmara dos Vereadores, três projetos de lei com alterações urbanísticas para viabilizar as obras dos Jogos Olímpicos de 2016.
 
Entre as propostas está o aumento do gabarito dos prédios do IBC (International Broadcast Center, o Centro Internacional de Transmissão) e a ampliação da área do campo de golfe no Parque Municipal de Marapendi, na zona oeste do Rio.
 
De acordo com Paes, os dois projetos transferem para a iniciativa privada o ônus de construir as obras, que antes seriam custeadas pelos cofres públicos.
 
Além disso, uma terceira proposta garante isenções de impostos para obras na região portuária do Rio, dentro do projeto Porto Maravilha.
 
Sobre o IBC, a proposta é aumentar o limite de pavimentos, que hoje é de 12 andares, para 18. Assim, o empreendimento se torna rentável para a exploração de um consórcio de empreiteiras, nos mesmos moldes do que acontece no Parque Olímpico.
 
Segundo a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Sílvia Bastos Marques, "pela primeira vez numa Olimpíada encontrou-se uma fórmula para fazer um IBC com recursos privados".
 
"No Rio, estimamos que o custo possa chegar a quase R$ 400 milhões. É um investimento que exige obras completas, para atender a emissoras de TV que transmitem o evento, e que não deixa qualquer legado para a cidade. Um prédio desses tem uma série de particularidades, como pé-direito alto, já que por dentro chegam a circular caminhões. São apenas dois pavimentos, mas a altura equivale à de um prédio de cinco andares", disse.
 
Já a proposta para o campo de golfe da Olimpíada visa a ampliar os limites de uma Área de Proteção Ambiental (APA) em um parque natural em Marapendi, na zona oeste do Rio de Janeiro.
 
Paes pediu caráter urgência na votação dos projetos de lei, o que deve acontecer até o dia 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário