PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 10 de novembro de 2012

MINISTÉRIO DO ESPORTE APRESENTA PROJETO DO NOVO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO.

FONTE: http://www.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=9588

O Ministério do Esporte apresentou nesta sexta-feira (09.11), no Rio de Janeiro, o projeto do novo autódromo internacional da cidade, que será construído no terreno pertencente ao governo federal, na Estrada do Camboatá, em Deodoro. Na presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o comandante da 1ª Região Militar do Exército, general de divisão João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho, assinou o documento revertendo a área do Exército Brasileiro para a Superintendência do Patrimônio da União, que posteriormente vai transferi-la para o Ministério do Esporte. A construção do novo circuito é um compromisso dos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 para desativar o atual autódromo de Jacarepaguá, onde será erguido o Parque Olímpico dos Jogos.

A apresentação do projeto ocorreu no próprio terreno de dois milhões de metros quadrados. O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, informou que “o modelo adotado é o de autódromo parque, para preservar ao máximo a área verde do local”. A pista foi projetada em um vale cercado por encostas que serão reflorestadas.

Estão previstas grandes áreas de escape gramadas ao longo da extensão da pista. O circuito terá também pista para treinos, kartódromo e área de negócios. Há ainda previsão de uma escola de automobilismo. “O novo autódromo terá capacidade para receber qualquer prova do automobilismo e da motovelocidade internacional”, destacou o secretário.

A licença prévia para o empreendimento foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ao Ministério do Esporte, no dia 6 de outubro de 2011. Conforme acordo estabelecido em maio deste ano, o governo federal vai financiar o projeto do novo circuito e o governo do estado do Rio se incumbirá das obras.

O cronograma prevê que até fevereiro o Ministério do Esporte entregue ao governo estadual o projeto executivo do empreendimento para licitação. A entrega da pista e da infraestrutura de competições estão previstas para julho de 2014, e das demais edificações em 2015.

O ministro Aldo Rebelo disse que o automobilismo deu ao Brasil grandes ídolos e que o Rio, “metrópole mais cosmopolita e mais nacional do país”, com o novo autódromo, poderá atrair muitos eventos de velocidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que o anúncio do projeto é “uma resposta aos descrentes” que não confiavam no compromisso das autoridades de construir um novo autódromo à altura da tradição do esporte nacional.

Também participaram da apresentação o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, o secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, Djalma Neves, o presidente da Federação Mineira de Automobilismo, Pedro Sereno de Matos, pilotos de algumas categorias, como Chico Serra e Paulo Melo Gomes, da Stock Car, e os pilotos mirins de kart Julia Jokinen, Lucas Carvalho e Miguel Piersanti.

Confira o projeto do novo autódromo internacional do Rio de Janeiro:

Traçado do novo autódromo


Perspectiva da pista e do túnel

Perspectiva da frente dos boxes

Nenhum comentário:

Postar um comentário