PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

MEMBROS DOS MOVIMENTOS DE CULTURA DE MANAUS E DO AMAZONAS REALIZAM PROTESTO CONTRA A POLÍTICA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE CULTURA.

FONTE: FPCOPA2014MANAUS x http://portaldoholanda.com/noticia/protestos-no-9-amazonas-film-festival

Na sexta-feira (09/11) cerca de 50 pessoas, entre simpatizantes e Membros dos Movimentos Culturais decidiram colocar as caras e a luta nas ruas (no 9º Amazonas Film Festival), manifestando sua indgnação com o pouco investimento (ou quase nenhum) de recursos estaduais nas bases da cultura da Capital e de outros Municípios do Interior do Estado. O Fórum Popular da Copa de 2014 em Manaus foi convidado para participar da Manifestação, e lá se fizeram presentes os Coord. Executivos deste, apoiando e reivindicando a saída do atual secretário.
O Presidente da Associação de Moradores do Riacho Doce 2 "Alexandre Simões" (membro deste) disse que em sua comunidade a única cultura que chega naquela zona periférica da cidade "É a cultura das drogas, da morte e da prostituição dos adolescentes", já que nunca houve uma ação social e cultural do Município ou do Estado na comunidade. Alexandre também comentou que ficou surpreso em saber que já passaram pelas mãos do Secretário Estadual de Cultura para mais de R$ 1 bilhão de reais em seus quase 18 anos a frente da pasta.
O Presidente (Hamilton Leão) do Instituto Amazônico de Cidadania - IACI (membro deste) diz que já fez algumas representações contra possíveis irregularidades do Secretário ao utilizar recursos públicos de forma aparentemente errada, mas leão espera um posicionamento do Ministério Público Estadual, orgão que foi provocado a se manifestar sobre as representações do IACi.
 
Todos os manifestantes foram seguidos de um lado para o outro até o final do evento por policiais militares (de choque e outros) com metralhadoras e cacetetes nas mãos, tentando nos intimidar, agora para quê, se estavamos num ATO pacífico. Assessores do Secretário Robério disfarçados e outros não, também tentaram nos intimidar tirando fotos nossas em diversos tipos de objetos eletrônicos (Ipad, Celular e outros). Imaginamos as censuras que devem ter sido impostas as mídias televisivas e escritas onde fizeram matérias jornalísticas sobre a manifestação ou protesto, e nada saiu, somente no blog do Portal do Holanda e agora aqui em nosso blog.
 
Esses eventos (que dizem ser do POVO e para o POVO) que na realidade é somente para os Gringos ou Atores Globais, geralmente são os verdadeiros LEGADOS que a maioria das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado. Isso sem falar que dezenas de manauaras que foram para as filas em frente ao Teatro Amazonas às 13:00 hs ficaram até às 22:00 hs e NÃO conseguido entrar no evento. POR ISSO TAMBÉM ADERIMOS A CAMPANHA: #FORA_ROBÉRIO














 

 

 

 

 

 

 

 

 

Protestos no 9º Amazonas Film Festival


Foto: Edson Brito
Um protesto por mais investimentos na Cultura e mudança no seu comando no Estado, despertou a atenção de turistas na sexta-feira, durante a solendade de encerramento do 9º Amazonas Film Festival. Um grupo de policiais armados acompanhou a manifestação, mas sem interferir no protesto. O movimento ocupou as páginas das redes sociais e defende a saída do secretário Robério Braga.
 
O grupode manifestantes representa diversos seguimentos artísticos, entre eles cinema, teatro, danças populares, músico, festivais folclóricos e outros que se acham excluídos pela SEC.
 
Foto: Edson Brito

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário