PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 10 de novembro de 2012

GESTORES DE SAÚDE CONSTRÓEM PLANO OPERATIVO PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/gestores-de-saude-constroem-plano-operativo-para-copa-das-confederacoes
Câmara Temática de Saúde estará reunida em Salvador até esta sexta-feira (9.11).
A IX Câmara Temática de Saúde tem como foco principal o debate para a construção do plano operacional do setor para a Copa das Confederações e como preparativo para a Copa do Mundo. O evento, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, segue até o fim do dia em Salvador.
 
As ações em vigilância em saúde serão uma preocupação durante os megaeventos esportivos. O secretário responsável pela área no Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforçou a importância de estimular a vacinação dos profissionais que terão contato com os turistas, como taxistas, profissionais do setor de hotelaria e alimentação, além dos voluntários.
Ele relatou algumas das experiências do Brasil em diferentes eventos de massa e a importãncia de eventos-teste como o realizado no Galo da Madrugada, este ano, no Carnaval de Recife, em Pernambuco. “O Brasil tem um sistema de saúde estruturado e vamos aproveitar essa mobilização para os grandes eventos esportivos e aprimorar as ações de vigilância em saúde e assistência já existentes. Precisamos, ainda, estabelecer para detecção precoce de eventos adversos, necessários para uma resposta mais rápida dos agentes de saúde”, avaliou Jarbas Barbosa.
O médico Ibrahim Abubakar, da Universidade de Londres, fez uma palestra sobre as perspectivas globais para a prevenção de doenças infecciosas associadas a eventos de massa, apresentando tais enfermidades e alertando sobre a importância do planejamento de ações de saúde.
 
“Mesmo com os grandes avanços nos sistemas de vigilância no Brasil, a preparação para a Copa do Mundo será uma oportunidade de revê-los e aprimorá-los. É importante garantir que os benefícios trazidos, com a organização de um grande evento, permaneçam para a população”, afirmou Abubakar.
 
Câmara Temática
A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos da Copa do Mundo: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Entre os objetivos da Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com as cidades-sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário