PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CONGRESSO EM MANAUS DEBATE RISCO DE TERRORISMO NA COPA DO MUNDO DE 2014.

FONTE: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/congresso-de-seguranca-em-manaus-debate-risco-de-terrorismo-na-copa-de-2014/

O encontro irá debater técnicas, abordagens e equipamentos que serão usados na Copa 2014 e a segurança pública do País.

Adriano Rodrigues - jornalismo@portalamazonia.com
O evento de segurança vai discutir propostas de segurança importantes para as sedes da copa de 2014. Foto: Reprodução / Amazon Sat
O evento de segurança vai discutir propostas de segurança importantes para as sedes da copa de 2014. Foto: Reprodução / Amazon Sat
 
MANAUS – A ideia de unir polícias militar, civil, federal, segurança nacional e outras forças será uma das propostas debatidas no Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos. Segundo o consultor de Segurança, Igor Pípolo, “é preciso debater propostas que atendam gargalos de segurança comuns entre cidades-sedes da copa do mundo”.
Para o consultor, a região amazônica tem um grande apelo internacional por causa, principalmente, da floresta. “O governo local precisa estar preparado para atender o fluxo de turista que a cidade irá receber”, conta.
 
Há locais estratégicos que atraem preocupação especial como: entorno dos estádios, aglomeração de pessoas, centros de treinamento. Conforme Igor Pípolo, grandes eventos são opções para ataques terroristas, mas ele lembra que o Brasil é uma país pacífico e não tem inimigos. Então, segundo ele, a possibilidade de haver algum ataque é remota. “A apreensão é com o bem-estar das deleções dos outros países. Precisamos estar preparados para qualquer tipo de eventualidade”, explica.
 
É importante informar que as novas estruturas, equipamentos, técnicas de abordagens, reaparelhamento e treinamentos que as polícias e entidades públicas brasileiras irão receber para a Copa vai refletir em benefícios para a sociedade com profissionais preparados para qualquer tipo de operação. “Técnicas de abordagem são importantes por conta das torcidas com históricos violentos”, relata Igor.
 
O congresso é realizado em parceria entre a Polícia Militar, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus. É dividido em três partes: V Simpósio Nacional de Oficinas de Material Bélico, III Seminário de Instrutores e I Workshop de Segurança e Tecnologia, além de uma feira permanente com expositores e empresas que atuam no setor.
 
O evento de segurança acontece no Brasil, desde 2008, e a última edição foi em Goiânia. No entanto, com a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014 no Brasil, Manaus – uma das cidades-sedes – foi escolhida para virar a capital da segurança em grandes eventos visando a realização do maior evento mundial de futebol. É a primeira vez que o congresso toma proporções internacionais.
 
O Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos começa a ser realizado nesta segunda (19) no Tropical Hotel, localizado na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário