PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CONFEDERAÇÕES: ENTENDA O QUE É VÁLIDO NOS EVENTOS-TESTE DOS ESTÁDIOS.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/confederacoes-entenda-o-que-e-avaliado-nos-eventos-teste-dos-estadios
FIFA, COL e cidades-sede definem a partir desta terça (13.11) detalhes da inauguração das seis arenas do torneio.
Enquanto as seis sedes da Copa das Confederações FIFA 2013 trabalham pa­ra entregar as arenas, o plano de operações para os dias das partidas já está em discussão. A FIFA recomenda a realização de dois eventos-teste em cada arena antes do início da competição. O ideal é que o primeiro ocorra até 15 de abril.
 
“É como se fosse na cozinha: se a gente vai usar uma panela nova, é bom queimá-la antes”, afirmou o diretor de Operações e Competições do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade. A Copa das Confederações será disputada de 15 a 30 de junho em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Os dois eventos são necessários, segundo Trade, para refinar o controle do fluxo de pessoas. “Temos que saber onde vai entrar o jornalista, assegurar que ele não vai cruzar com o atleta. Precisamos determinar que portas vão fechar, como trabalhará a área de segurança, o posicionamento dos vigilantes privados”, explicou.
     COL
COL#
De acordo com Trade, cada evento-teste simula um conjunto de operações. No primeiro, as atenções se voltam para aspectos como gramado, vestiário e tecnologia. “Temos que ver se a internet está funcionando para os jornalistas, se os telões estão funcionando”, exemplificou.

O segundo é o momento de avaliar detalhes como o posicionamento das câmeras de TV – que é diferente em Copas do Mundo –, mecanismos de controle, como os portões com revista magnética e a sala de imprensa. “No primeiro evento ela ainda pode ser improvisada. No segundo, não. Se você diz que vai ter 30 computadores numa sala e de repente você coloca 60, a carga de energia do estádio não vai estar preparada e pode não funcionar na hora”, disse.
 
Ingressos e assentos
Os assentos ganham atenção especial nesse período de preparação. “Os números de ingressos se baseiam em planos teóricos e temos que averiguar se eles são realidade. Temos que ir aos estádios, contar assentos e ver se estão de acordo com os ingressos”, explicou Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA, ao explicar a dinâmica da venda de entradas durante evento que confirmou as sedes da Copa das Confederações, quinta (08.11), em São Paulo.
O plano de operações também define aspectos que vão além do estádio. “Temos que ver as operações de trânsito, que ruas precisarão ser fechadas, como atender no aeroporto, qual o número de ônibus (shuttles) que vamos ter do aeroporto para o estádio no dia de jogo e em que horários. Já estamos pensando nisso com as sedes”, disse Ricardo Trade. “Vou dar o exemplo do estacionamento. Vai ter um lugar onde vou estacionar o carro e de lá vou ser levado por van ou vou ter que caminhar um pouco. Esse é um conceito usado mundialmente em grandes eventos, como foi em Londres, por exemplo“.
 
Inauguração das arenas
O diretor de operações informou também que FIFA, Comitê Organizador Local (COL) e cidades-sede definem a partir desta semana os detalhes da inauguração dos estádios. “A partir de terça-feira, um grupo de operações vai visitar as seis sedes e vamos tratar dos detalhes com eles, inclusive quando vão inaugurar os estádios, como vão inaugurar, que eventos pretendem fazer, se será um show, uma cerimônia política”, explicou.
 
Período exclusivo
Segundo Ricardo Trade, o chamado período exclusivo inicia-se 21 dias antes do início da competição. “É quando a FIFA recebe as chaves do estádio e faz todo o credenciamento. A partir daí só entra quem está credenciado”, disse.
Ele pondera que a parceria com as entidades e equipes locais não deixa de existir. “Por que colocaríamos uma equipe de manutenção no estádio diferente da que eles já têm? Vamos aproveitar a equipe, mas ela estará sob orientação da FIFA e vamos treiná-la nos padrões da entidade durante esse que chamamos de período exclusivo”.
 
Para Trade, as operações também podem ser um legado. “Acho que deveríamos manter alguns procedimentos no futuro para o nosso futebol, como a situação de segurança não confrontacional, mas de orientação. Também podemos continuar com a política de assentos marcados”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário