PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ALPINISTAS INICIAM TREINAMENTO PARA MONTAGEM DA COBERTURA DO MARACANÃ.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/10999/ALPINISTAS+INICIAM+TREINAMENTO+PARA+MONTAGEM+DA+COBERTURA+DO+MARACANA.html

A duas semanas do início do içamento dos cabos, 17 operários são capacitados a 30 metros de altura.

Operários trabalham no ponto mais alto do Maracanã (crédito: Érica Ramalho)
 
A pouco mais de duas semanas do início do içamento dos cabos da cobertura do Maracanã, 17 operários da obra do estádio estão sendo capacitados para a instalação da membrana que irá cobrir 75 mil dos 78 mil assentos.
 
A lona de 68 metros, confeccionada em fibra de vidro e teflon, será estendida com a ajuda de um grupo de 25 alpinistas, com apoio de guindastes.
 
A ideia é também auxiliar o ajuste das peças dos cabos de aço nos pontos mais altos --de até 30 metros -- e críticos da estrutura metálica. Segundo o governo do Rio, o processo de içamento deve ser concluído em 20 dias.
 
Dos 25 alpinistas, 17 são operários, entre caldeireiros, montadores, mecânicos e pintores. Os demais já eram especialistas. O último treinamento ocorrerá nesta quinta-feira (8), às 10h, no Maracanã.
 
Divididos em grupos de seis, os operários já iniciaram a pintura das peças do anel de compressão. O trabalho já é um exercícios de preparação para a fase mais aguda da instalação da membrana.
 
Os alpinistas se dividem em três níveis: a execução dos serviços, a fiscalização das atividades relatórios das atuações de cada um e a supervisão. Todos os operários que foram qualificados com nível 1 são, agora, alpinistas industriais e podem seguir carreira na profissão depois das obras no Maracanã.
 
Obra
Com 70% das obras concluídas, o processo de instalação da nova cobertura do Maracanã começou no primeiro semestre deste ano. Em agosto, as construtoras haviam finalizado o anel de compressão, com a instalação de 60 estruturas de 40 toneladas. Depois, foi iniciada a montagem dos cabos de aço que vão sustentar a estrutura.
 
Os andaimes que apoiarão os cabos são montados nas arquibancadas. No total, 120 macacos hidráulicos vão erguer os cabos, que têm 20 mil metros de comprimento. Eles estão no canteiro de obras desde meados de setembro.
 
O término da reforma do Maracanã está prevista para fevereiro de 2013. Quatro meses depois, o estádio receberá três jogos da Copa das Confederações. No Mundial 2014, o local será palco de sete partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário