PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BRASIL E RÚSSIA PLANEJAM COOPERAÇÃO PARA GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS.

FONTE: http://www.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=10070


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na tarde desta quinta-feira (21.02) o vice-ministro de Esporte da Rússia, Pavel Anatolievitch Kolobkov. O encontro teve como objetivo traçar medidas a serem oficializadas num programa de cooperação entre os dois países. “A cooperação entre os nossos países, mais do que uma conveniência, é uma necessidade, principalmente pelas afinidades do Brasil e da Rússia de hoje. Temos desafios comuns, por isso precisamos nos ajudar. Vocês são uma potência esportiva, nós também porque já ganhamos cinco vezes a Copa do Mundo, mas também queremos nos tornar uma potência olímpica”, afirma Aldo Rebelo.

Kolobkov concordou com o ministro e disse que o esporte vai além do lazer, por isso a importância da cooperação. “Esporte não é só diversão, envolve desenvolvimento: econômico, tecnológico e social, por exemplo. Queremos propor um grupo de trabalho para que possamos buscar esse desenvolvimento e aproveitar da melhor forma a cooperação”, explica o ministro russo.

Alto Rendimento
Como a Rússia receberá os Jogos Olímpicos de inverno de 2014 e o Brasil sediará os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, os dois países propuseram iniciativas na área do alto rendimento. Os três principais eixos de cooperação serão: intercâmbio entre as equipes e aclimatação dos atletas, identificação de locais onde a federação russa poderá ficar instalada antes dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro para treinamento e a realização de eventos testes e treinamentos nos equipamentos da competição.

“Nosso objetivo é construir uma tradição no esporte olímpico assim como temos no futebol e no vôlei. Um exemplo que gostaríamos de utilizar como modelo e aprender por meio de cooperação é o russo”, disse o secretário nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser.

Futebol
O futebol também foi abordado durante o encontro, especialmente o futebol feminino. Os dois países concordaram em tentar agendar amistosos entre as seleções e promover intercâmbio dos atletas. “Uma das prioridades do governo é incentivar o futebol feminino, ainda pouco explorado”, acredita o secretário de Futebol e Direito do Torcedor, Toninho Nascimento. Os representantes também concordaram que outras áreas a serem aprimoradas são as de marketing e gestão para profissionalizar os clubes.

A intenção é que os dois países assinem um programa de trabalho, em data a ser definida, com base nos temas tratados hoje. Participaram da reunião, além do secretário de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, o secretário de Futebol e Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, o chefe das assessorias, Luis Paulino, o chefe da assessoria internacional, Carlos Cardim, e o assessor ministro Vilmar Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário