PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

GOVERNADOR ANUNCIA MUSEU OLÍMPICO DO COB NA ALDEIA MARACANÃ.

Sergio Cabral diz que concessionária vencedora do Maracanã será responsável pelo restauro e preparação do prédio

Por Danielle RochaRio de Janeiro
 
No último dia de reunião com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016, realizada em um hotel da Barra da Tijuca, o governador Sérgio Cabral anunciou a construção do Museu Olímpico na Aldeia Maracanã, no prédio do antigo Museu do Índio. A decisão foi tomada a partir de uma sugestão dada pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

- Achamos excepcional. A concessionária vencedora do consórcio do Maracanã irá se responsabilizar pelo restauro, recuperação e preparação do prédio. E todo o conteúdo do museu será de responsabilidade do COB - disse, lembrando que a renda também ficará com a entidade.

A expectativa de Cabral é que o edital seja publicado no máximo até segunda-feira.

- Acabei de consultar o Régis (Régis Fichtner, secretário da Casa Civil) e ele disse que será segunda no máximo. A procuradoria já deu o parecer. Pode ser que seja publicado na sexta, mas se ele não se sentir confortável para publicar, fará isso na segunda.
Museu do Índio próximo ao Maracanã no Rio de Janeiro (Foto: Marcos de Paula / Ag. Estado)Prédio do Museu do Índio fica ao lado do Maracanã, no Rio de Janeiro (Foto: Marcos de Paula / Ag. Estado)

Entenda a polêmica sobre o prédio ao lado do Maracanã
O Museu do Índio funcionou no local de 1910 até 1978. O edifício, que ocupa área de cerca de 1600 m², está desativado há 34 anos. O Governo do Estado pretendia usar a área para atender exigências da Fifa, referentes à adequação do estádio do Maracanã para receber os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou a autorizar a derrubada, contrariando um parecer do conselho municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do próprio município, que recomendou - em dezembro de 2012 - a manutenção do imóvel, alegando a importância histórica.

A polêmica sobre o destino do imóvel começou em outubro de 2012, quando o governo do estado anunciou possíveis mudanças no entorno do Maracanã, para que o estádio pudesse receber a Copa e as Olimpíadas. Pelo projeto da Casa Civil, o Maracanã seria transferido para iniciativa privada, que deveria construir um estacionamento, um centro comercial e áreas para saída do público. Para isso, alguns prédios ao redor do estádio deveriam ser demolidos, entre eles o casarão do antigo Museu do Índio.

Atualmente, cerca de 150 índios moram no terreno e só podem sair de lá através de um mandado judicial da Justiça Federal. A Aldeia Maracanã tem protestado contra a possível demolição e as obras ao redor do estádio, alegando ter direito de permanecer no prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário