Sistema já havia sido utilizado no Mundial de Clubes, disputado em dezembro.
Tecnologia na linha do gol estará presente na Copa 2014 (crédito: Fifa/Divulgação)
A Fifa confirmou nesta terça-feira (19) o uso da tecnologia na linha do gol durante a Copa das Confederações e o Mundial 2014. O sistema já havia sido utilizado no Mundial de Clubes, disputado em dezembro do ano passado.
O tipo de tecnologia ainda será definida pela Fifa. A entidade abriu concorrência estabelecendo os requisitos técnicos. Até março, as empresas interessadas participarão de uma inspeção nas seis sedes da Copa das Confederações. Dois fornecedores já estão licenciados:Hawkeye e GoalRef.
A Fifa aprovou em julho do ano passado o uso da tecnologia na linha do gol em uma competição oficial. Na ocasião, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, lembrou dos erros históricos, como o ocorrido na Copa 2010. "Não podemos repetir a mesma situação que testemunhamos na partida entre Inglaterra e Alemanha", afirmou o dirigente
Em partida válida pelas oitavas de final do Mundial da África do Sul, o meia inglês Frank Lampard encobriu o goleiro da Alemanha, Neuer. Apesar de a bola ter entrado, o juiz Jorge Larrionda e o auxiliar Espinoza Rodriguez não validaram o gol, pois não viram que a bola havia ultrapassado a linha. A partida terminou 4 a 1 para os alemães, que garantiram a vaga nas quartas de final.
O lance reeditou a polêmica final da Copa de 1966, quando a Inglaterra venceu a Alemanha por 4 a 2. Hurst, atacante inglês, desempatou a partida na primeira etapa da prorrogação. A bola, porém, não ultrapassou a linha após bater no travessão. O juiz suíço Gottfried Dienst, com a ajuda do bandeirinha do Azerbaijão, Tofik Bakhmarov, validou o gol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário