“É um absurdo, não faz o menor sentido, eu nem sabia que tinha esta acusação formal contra mim”, reclamou em entrevista exclusiva para o Jornal do Brasil.
A ação é referente aos comentários do jornalista para o blog do deputado Romário, em agosto de 2011. Na entrevista, ele acusa o ex-presidente de ser "corrupto" e "bandido", por participar de um esquema de pagamento de propina da empresa de marketing esportivo ISL a diretores da Fifa, incluindo Teixeira e seu sogro, João Havelange. Jennings foi o primeiro a revelar estas investigações, através de seu programa na BBC de Londres.
A decisão do juiz, a favor de Teixeira, foi baseada no fato de que Jennings não compareceu nem enviou qualquer representante na audiência de conciliação, marcada em 16 de janeiro. Por não ter se manifestado, ele foi considerado revel e, como diz a sentença do juiz Augusto Alves Moreira Júnior,“revelia induz à presunção de que os fatos narrados pelo autor são verdadeiros, ou seja, que o conteúdo da entrevista concedida pelo réu era injusto e ofensivo”.
Porém, o britânico afirma categoricamente que nunca recebeu qualquer intimação sobre o caso, apesar de constar nos autos de que, em uma passagem por Brasília, ele havia sido intimado. "Enquanto eu caminhava para dar depoimento ao Senado, cheguei a ver alguém, que provavelmente era uma oficial de justiça. Mas esta pessoa foi impedida de chegar perto, pois estaria obstruindo o meu depoimento. Nunca assinei nada e nunca vi o papel. Mesmo se tivesse visto, não ia entender nada, pois não falo português", contou.
A passagem de Jennings por Brasília aconteceu para depor em audiência pública no Senado Federal, na Comissão de Educação, Esporte e Cultura, que investigava Ricardo Teixeira.
"Isso tudo é um absurdo. O Teixeira é um cara que fugiu do Brasil, ele é notoriamente corrupto, renunciou todos os cargos e assumiu que participou do esquema de corrupção. Como posso ter prejudicado a imagem de uma pessoa assim? Como eu posso ter ofendido o caráter dele? Ele é corrupto, já estava com a imagem suja", respondeu o britânico, indignado.
Meses depois da entrevista que deu ao blog de Romário, a justiça da Suíça confirmou o processo e as acusações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário