PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

domingo, 13 de janeiro de 2013

JUSTIÇA SUSPENDE INÍCIO DA OBRA DO NOVO AUTÓDROMO NO RIO DE JANEIRO.

Uma das exigências é de que o governo do estado e o Instituto Estadual do Ambiente apresentem o estudo de impacto ambiental referente ao projeto.

Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro
Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, dará lugar a Parque Olímpico (Genilson Araujo / Agência O Globo)
 
A Justiça do Rio suspendeu, liminarmente, o início das obras do Novo Autódromo de Jacarepaguá e o licenciamento ambiental que autorizaria a sua construção. De acordo com a decisão da 10ª Vara de Fazenda Pública, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Estado do Rio de Janeiro precisam corrigir as falhas apontadas no processo que detém apenas licença prévia.
Na ação, o Ministério Público Estadual questiona a decisão do estado e do INEA de dispensar Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a autorização de implantação do Autódromo em Ricardo de Albuquerque. A decisão da Justiça prevê penas de responsabilização criminal e administrativa, além de multa, dos servidores que descumprirem a determinação.
Segundo a decisão, há dúvidas em relação aos possíveis danos ambientais e à “legalidade do licenciamento ambiental existente”. O documento afirma que “o estudo existente não elencou de forma satisfatória quais elementos da fauna e da flora serão afetados e em que proporção”. Segundo a Justiça, o estudo “foi omisso” em relação às “medidas que serão adotadas para mitigar os impactos do empreendimento”.
 
De acordo com a ação proposta pelos promotores de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Capital e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA), com a dispensa do EIA, deixaram de ser comparadas alternativas de localização para o projeto, assim como foram suprimidas oportunidades legalmente impostas de publicidade das informações e de participação pública. Além disso, o INEA atestou a viabilidade ambiental do projeto sem prever e avaliar todos os impactos.
A construção do novo autódromo está relacionada à Olimpíada de 2016. O antigo autódromo dará lugar à principal estrutura da Olimpíada de 2016, o Parque Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário