PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO "SÉRGIO CABRAL" DIZ QUE NÃO VAI MAIS DEMOLIR PRÉDIO DE ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1221614-cabral-diz-que-nao-vai-mais-demolir-predio-de-antigo-museu-do-indio.shtml

Cabral não informou no que pretende transformar o antigo imóvel. Ele se comprometeu apenas a tombar e restaurar o prédio.
 
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou nesta segunda-feira, através de sua assessoria de imprensa, que o palacete do antigo Museu do Índio, no Maracanã, zona norte carioca, não será mais demolido. O governo estadual diz, no entanto, que os índios terão que deixar o local.
A Secretaria Estadual de Assistência Social afirmou que o governo quer pagar aluguel social aos índios, mas eles ainda não entraram num acordo. O cacique Carlos Tukano disse à Folha que só negocia pessoalmente com o governador.
No sábado (26), a Justiça expediu liminar impedindo a demolição do antigo Museu do Índio, situado ao lado do estádio do Maracanã. A decisão chegou às vésperas do encerramento do prazo dado pela procuradoria do estado para a desocupação do imóvel, prevista para esta segunda-feira.
A liminar estabelece ainda uma multa de R$ 60 milhões para o caso de descumprimento da medida.
Índios no Museu do Índio

Danilo Verpa/Folhapress

 

Índios dizem que recusarão propostas para deixar área ao lado do Maracanã
FAMÍLIA REAL
A área disputada por governo e índios pertenceu ao Duque Luís Augusto de Saxe, marido da princesa Leolpoldina, filha mais nova de D. Pedro 2º. Ali, entre 1850 e 1890, ficava o Palácio Leopoldina.
Em 1915, o marechal Rondon criou, no prédio, o Serviço de Proteção ao Índio, atual Funai. Em abril de 1953 foi criado o Museu do Índio.
Em 1977, quando era dirigido por Darcy Ribeiro, o museu foi transferido para Botafogo, zona sul. Os índios ocuparam o espaço, que estava abandonado, em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário