PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

domingo, 27 de janeiro de 2013

ARENA CASTELÃO SERÁ INAUGURADA COM RODADA DUPLA NESTE DOMINGO.

Conheça todos os detalhes do estádio de Fortaleza para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo entregue em dezembro de 2012.
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#
A Arena Castelão, em Fortaleza, será o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a receber uma partida. No domingo (27.01), está marcada uma rodada dupla que vai envolver os dois principais times da capital cearense. Os jogos serão válidos pela Copa do Nordeste e colocarão frente a frente Fortaleza x Sport às 17h (horário de Brasília) e Ceará x Bahia às 19h30 (horário de Brasília).

As partidas contarão com as presenças do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL), os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. A comitiva da FIFA, do COL e do Governo Federal tem chegada prevista ao estádio às 14h30. Após visitar o campo de jogo, o grupo dará uma coletiva de imprensa.

O Castelão foi o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ter as obras entregues. No dia 16 de dezembro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada pelo governador do Ceará, Cid Gomes, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de outras autoridades cortaram a fita simbólica de entrega do equipamento.

A presidenta ainda deu o pontapé inicial da arena, ao chutar uma “Cafusa”, bola da Copa das Confederações, que foi colocada no meio de campo. Na ocasião, ela disse que o projeto mostra que o Brasil é capaz de ganhar dentro e fora dos gramados. “O Castelão mostra que o brasileiro é capaz de superar obstáculos e entregar uma obra desse tipo”, afirmou.

A arena receberá três partidas da Copa das Confederações de 2013, sendo uma semifinal, e outras seis da Copa do Mundo de 2014.


Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#
Características

Batizado de Plácido Castelo, em homenagem ao governador do Ceará que, em 1968, deu início à construção do estádio, o Castelão foi inaugurado pela primeira vez em 11 de novembro de 1973. Para receber a Copa do Mundo, o equipamento passou por uma ampla reforma, que durou quase dois anos, e se transformou em uma arena multiuso.

Cerca de cinco mil trabalhadores passaram pela Arena Castelão, que chegou a ter dois mil operários no pico das obras. O resultado foi uma área total construída de 150 mil m², que inclui uma esplanada de 55 mil m² que circunda o estádio. Com capacidade para receber 63.903 torcedores, o local terá 1.675 lugares reservados para pessoas com deficiência ou a pessoas obesas, o que representa 2,4% do total, número superior à exigência mínima prevista em lei.

A arquibancada do estádio está dividida em anel inferior e superior. No prédio central, são seis pavimentos (vestiários, Lounge FIFA - onde hoje funciona o Espaço Cultural - dois andares de camarotes, um andar de tribuna de imprensa e outro andar de cabines de transmissão). A arena tem ainda 1.900 vagas cobertas de estacionamento sob a esplanada.

Um diferencial do projeto é a “pele de vidro”, que reveste parte da fachada da arena. Formada por cerca de 760 peças, cada uma com 1,51m por 2,42m, a estrutura, além da função estética, serve para refletir os raios solares e amenizar o calor. O restante do estádio é revestido por uma carenagem de aço inox, fixada entre 68 pilares, com 42 metros de altura.

A cobertura de 36 mil m² do Castelão tem um revestimento que proporciona aos torcedores uma sensação térmica agradável. O material não absorve o calor e permite a circulação de ar no estádio. Além disso, o “teto” é impermeável, gera um isolamento acústico e evita o sombreamento, melhorando as transmissões televisivas.

» Clique em cada lado da imagem para comparar o projeto (à esquerda) com a imagem atual
handle
Acesso
Os torcedores que chegarem ao Castelão terão que passar por uma das 144 catracas, divididas em duas bilheterias ao redor da esplanada da arena. Durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, somente quem estiver com o ingresso da partida terá acesso a esse local. Após passar por esse filtro, as pessoas terão 18 rampas de acesso e 13 elevadores para alcançarem o nível inferior ou superior do estádio.

Assentos
A cor verde-claro dos assentos da arquibancada foi desenvolvida especificamente para o Castelão, com a intenção de lembrar as cores da bandeira do estado do Ceará. As cadeiras são numeradas e foram desenvolvidas para serem resistentes ao fogo — não propagam chamas em caso de incêndio — e contra raios ultravioleta, o que aumenta a durabilidade do material. Os assentos são retráteis — recolhidos automaticamente quando ficam sem peso em cima — e só podem ser arrancados com a utilização de ferramentas.

Comodidade
O Castelão conta com 52 camarotes, divididos em dois níveis, que pode receber até 25 pessoas. Além deles, há o camarote presidencial, que comporta 80 pessoas e conta com cozinha exclusiva. A imprensa tem 12 cabines durante os eventos da FIFA, espalhadas em uma área de 6.000m².

Na estrutura do estádio há ainda 44 quiosques, com lanchonetes no anel inferior e também voltadas para a esplanada. E, dentro da perspectiva multiuso da arena, está previsto um shopping de moda de atacado na parte térrea do estádio. São 85 banheiros distribuídos por todos os setores e foram construídos nove vestiários.

Gramado
Foco das atenções no dia da rodada dupla, o campo tem dimensões de 105m x 68m e foi coberto pela grama da espécie Bermuda Celebration, recomendada para locais de clima tropical. O sistema de irrigação é computadorizado e automático. Em dias de muita chuva, por exemplo, em que o gramado já recebeu a quantidade de água suficiente, o sistema não é acionado.

Segurança
O sistema de segurança do estádio conta com 240 câmeras de vigilância posicionadas em locais estratégicos, abrangendo áreas internas e externas do estádio. As imagens são monitoradas por meio de um sistema de comando de alta tecnologia, centralizado em um ambiente de mais de 200 m², no último andar. Da sala de comando será possível controlar o acesso de pessoas e veículos à arena, abrir cancelas e regular a temperatura de ambientes.

Sustentabilidade
Com uma usina de reciclagem no canteiro de obras, foi possível reutilizar 36 mil toneladas do concreto da demolição de parte do antigo estádio na pavimentação do novo estacionamento. Boa parte das antigas estruturas metálicas e do aço da cobertura foi separada e destinada à reciclagem. Em outra frente foi criado um sistema de captação de água pluvial para utilizá-la na irrigação do gramado e nos banheiros. O ar-condicionado utiliza menos energia e gás e toda a madeira utilizada na obra era certificada.

Portal da Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário