PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JORNALISTA APONTA LEGADO "ESCONDIDO" DA COPA EM MANAUS E NO RECIFE.

Rodrigo Prada, responsável pelo site Portal 2014, diz que praia urbana e projeto de navegação fluvial são exemplos de obras pouco divulgadas.

Por SporTV.comSão Paulo
Rodrigo Prada é jornalista e responsável pelo Portal 2014, site que acompanha, desde 2007, a preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Nos últimos cinco anos, ele percorreu por todas as 12 sedes do evento. Nesta segunda-feira, a exatos 500 dias do Mundial, ele enxerga resultados positivos no desenvolvimento da infraestrutura do país, apesar da grande quantidade de obras que não evoluíram.

- Muita coisa aconteceu. Acho que o Governo deveria divulgar melhor essas ações que acontecem além dos estádios. De bacana, por exemplo, na sede de Manaus, criou-se uma praia urbana, na área de Ponta Negra, que nasceu por conta da Copa. É um legado - disse, em participação no "Arena".

Prada também cita um projeto em Pernambuco que pretende levar navegabilidade ao Rio Capibaribe, que passa pela capital Recife até a região metropolitana da cidade, onde fica a Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata). O estádio, contudo, não será contemplado a tempo da Copa.
Castelão jogo (Foto: Diego Morais)
Castelão foi o primeiro estádio inaugurado, mas
apresentou problemas (Foto: Diego Morais)

- Isso é inédito na América Latina. As pessoas vão poder pegar o barco e circular como se estivessem andando de trem ou outro meio de transporte. Para o acesso ao estádio não, porque a matriz de responsabilidades saiu muito atrasada, só em janeiro de 2010 - disse.

Prada afirma ter visitado todas as obras em todas as sedes do Mundial - Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Recife, Natal, Cuiabá, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Salvador. Em cada cidade, pesquisou o planejamento e as demandas.

Em sua análise, o jornalista afirma que Rio e São Paulo já estão acostumados a receber grandes eventos, como a Fórmula 1 e o Carnaval. Em relação às outras cidades, ele acredita que a maioria das obras de mobilidades ficarão prontas apenas depois do Mundial.

- Desde outubro de 2007 sabemos que o Brasil vai sediar a Copa. Algumas obras não vão servir para a Copa. O que vão servir são os ônibus fretados, táxis, tirando São Paulo, que tem um metrô na porta do estádio - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário