Intenção inicial do governo era misturar os torcedores de Fortaleza e Ceará nas arquibancadas.
O governo do estado de Ceará já havia afirmado em dezembro que a inauguração do Castelão, no próximo dia 27, teria rodada dupla, com Ceará e Bahia jogando às 16h e, pouco depois, às 18h15, o duelo entre Fortaleza e Sport, em partidas válidas pela Copa Nordeste.
A novidade agora é que as torcidas de Fortaleza e Ceará, principais equipes do estado, ficarão mesmo separadas, contrariando a intenção inicial do governo, de misturar as torcidas. A nova medida, aliada a um reforço no policiamento do estádio, visa a garantir a segurança de todos os presentes, dizem as autoridades locais.
"Haverá divisão [de torcidas]. A do Ceará fica no setor norte e a do Fortaleza, no setor sul do estádio. Isso em cadeiras superiores e inferiores. Todos os torcedores serão identificados na aquisição do ingresso", explicou o secretário da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa.
Castelão será inaugurado com bola rolando em janeiro (crédito: Glauber Queiroz/Min. Esporte)
A proposta inicial foi rechaçada porque o governo queria imputar às torcidas organizadas a responsabilidade por quaisquer danos materiais no Castelão.
Com a recusa dos representantes das torcidas, a alternativa foi estipular acessos e áreas diferentes para torcedores uniformizados de Fortaleza e Ceará. Além disso, agora é o consórcio Arena Castelão, responsável pelas obras e pela gestão do estádio, quem vai se responsabilizar pelos possíveis danos.
O presidente do consórcio, Silvio Andrade, lembrou que um complexo sistema de vigilância, que conta com 240 câmeras, também vai garantir tranquilidade durante o espetáculo.
"As pessoas serão identificadas, principalmente pelas câmeras. Os nossos coordenadores estarão orientando também os torcedores junto com a polícia, e contaremos ainda com o Ministério Público e a Justiça para punir essas pessoas. Havendo algum dano ao estádio, a responsabilidade nesse momento é nossa", explicou.
Inaugurado em dezembro a um custo de R$ 518 milhões, o Castelão é um dos seis estádios da Copa das Confederações de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário