FONTE: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/cob-quer-barrar-olimpiadas-em-competicoes-cientificas/
A justificativa é que o termo seria de uso exclusivo do Comitê. Outros eventos do gênero, como a Olimpíada de Língua Portuguesa, também foram acionadas pelo COB.
Por Tory Oliveira
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pelos esportes olímpicos no País, notificou extra-judicialmente a Unicamp, organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil, pelo uso indevido do substantivo “olimpíada” no nome da competição científica, cujos participantes são alunos do ensino fundamental e médio.
Enviado para a Unicamp em 31 de outubro último, o ofício informa que “É privativo do Comitê Olímpico Brasil – COB e do Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPOB o uso das bandeiras, lemas, hinos e símbolos olímpicos e paraolímpicos, assim como das denominações “Jogos Olímpicos”, “Olimpíadas”. O documento também afirma que a utilização do termo na identificação das olimpíadas escolares fará com que o público acredite que a Olimpíada Nacional em História do Brasil é um evento oficial ou patrocinado pelo COB, “o que não traduz a realidade”.
Criada em 2010, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma das 18 competições escolares existentes hoje no Brasil. Algumas, como a Olimpíada de Língua Portuguesa, chegam a envolver 3 milhões de estudantes.
Segundo a Unicamp, o departamento jurídico da universidade já foi acionado para tratar do caso.
a linguagem é do povo e para o povo, deveriam se preocupar com outras coisas inclusive financiar um evento deste porte que incentiva a educação no país.
ResponderExcluir