Veículos serão utilizados por 80 policiais militares que foram capacitados para atuarem durante o Mundial. Centro de Comando e Controle da capital terá 200 câmeras até o torneio.
Edson Rodrigues/ Secopa/ MT

O Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) da Polícia Militar de Mato Grosso conta, a partir de agora, com 15 novas motos para o policiamento ostensivo. O investimento de R$ 570 mil visa equipar a área de Segurança Pública para a Copa do Mundo da FIFA 2014. As motocicletas contam com sirene, rádio comunicador, giroflex e outros equipamentos de segurança.
De acordo com o secretário de Copa do estado, Maurício Guimarães, as motocicletas serão empregadas para escolta de autoridades e delegações durante grandes eventos esportivos. As motos serão utilizadas por 80 policiais militares que foram capacitados no curso de Policiamento Motociclístico, para atuarem durante o Mundial.
Centro de Comando e Controle
O Centro de Comando e Controle de Cuiabá contará com pelo menos 200 câmeras até a Copa. Hoje a secretaria de Segurança Pública do estado conta, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), com 72 câmeras de videomonitoramento espalhadas em pontos estratégicos das cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
No Centro de Comando e Controle irá funcionar o monitoramento, atendimento, despacho e a sala de crise. No período dos jogos, todas as entidades de segurança pública que vão agir e comandar a operação na rua estarão concentradas, usando as câmeras e os meios de comunicação que serão instalados no Centro. Todo o trecho denominado como “trecho FIFA”, que compreende áreas como aeroporto, hotéis, centro de treinamento, fan fest e Arena Pantanal, terão 100% de cobertura das câmeras.
Lenine Martins/ Secom/ MT

Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, que conta hoje com 72 câmeras. Novo Centro de Comando e Controle terá 200 até a Copa
“Temos um indicativo da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos no valor de R$ 60 milhões para serem investidos na área da segurança pública em Cuiabá”, disse o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.
Além da criação do Centro de Comando e Controle, a secretaria está investindo em equipamentos e aeronave, como o Caravan. “Essa é uma aeronave que tem um diferencial de capacidade, podendo transportar maior quantidade de tropa, otimizando o serviço e a chegada dos policiais no local da ocorrência, além de ser uma aeronave de manutenção barata”, explicou Diógenes.
Também foi criado o Regimento de Policiamento Montado, que já adquiriu 30 cavalos. No que se refere ao efetivo, recentemente foi feita a inclusão de 68 novos delegados, que permitirá a reativação do plantão da Polícia Judiciária Civil em Cuiabá e a criação de novas delegacias especializadas, além de melhorias na Delegacia Fazendária e Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
Está previsto ainda um concurso público para a contratação de quase dois mil profissionais da segurança entre policiais militares, civis, bombeiros e peritos técnicos que vão estruturar as unidades da Segurança Pública no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário