Vinicius Castro e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
As Organizações Globo são parceiras antigas da Fifa. As empresas do grupo
detêm o direito de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil,
produziram o vídeo do slogan oficial do torneio e organizaram grandes eventos da
entidade máxima do futebol no país. Isso, porém, ainda não é tudo. A partir de
agora, a Globo Marcas será a empresa responsável por todo o licenciamento de
produtos com a marca do Mundial de 2014.
O acordo entre a Fifa e a Globo Marcas foi anunciado na quarta-feira, junto
com a tabela da Copa das Confederações de 2013. No evento, estavam presentes o
ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o
membro do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Bebeto. Além deles, o diretor
de Marketing da Fifa, Thierry Weil, e o diretor de licenciamento da Globo
Marcas, José Luiz Bartolo. Ambos comemoram o contrato entre as entidades.
"Com a nossa experiência e conhecimento do mercado brasileiro, a integração
de qualidade com a Fifa e a TV Globo, estamos certos de que juntos marcaremos
muitos gols nesta importante iniciativa", disse Bartolo, lembrando que a TV
Globo também é parceria da Fifa na Copa do Mundo de 2014.
A Globo Marcas já licencia produtos ligados à TV Globo. A empresa vende DVDs
de séries, CDs de trilhas de novelas e outros artigos vinculados a programas de
TV. Além disso, também vende produtos ligados a Stock Car e ao Novo Basquete
Brasil (NBB).
Após o acordo com a Fifa, a empresa também passa a ter direito exclusivo de
fornecimento e distribuição de todos os produtos oficiais da Copa do Mundo de
2014 em território nacional. Será a Globo Marcas também quem vai administrar as
lojas oficiais do torneio o Brasil de 2014 e fará a venda dos produtos oficiais
via internet.
O valor do contrato entre Fifa e Globo Marcas não foi divulgado. Também não
se sabe quanto o grupo investiu para adquirir os diretos de transmissão da Copa
ou ganhou pela produção do vídeo oficial do slogan do torneio e pela ajuda na
realização da festa do sorteio preliminar da Copa do Mundo de 2014, no ano
passado.
COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013
Na ocasião do sorteio, a Geo Eventos, que pertence à Globo, foi contratada
para encontrar patrocinadores para a festa. Conseguiu dois: o
governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro, que
investiram R$ 30 milhões para expor seus emblemas na cerimônia.
Além do acordo com a Globo Marcas, a Fifa anunciou na quarta-feira que a
escola de línguas Wise Up será patrocinadora da Copa do Mundo de 2014. Além de
ter sua marca vinculada ao evento, a escola vai auxiliar na formação de
voluntários para o Mundial. Esses voluntários devem receber aulas de inglês da
empresa.
A Fifa informou, contudo, que ainda busca patrocinadores para a Copa do Mundo
de 2014 e para a Copa das Confederações de 2013. De acordo com a entidade, dois
patrocinadores nacionais ainda são procurados. Até agora, quatro empresas ocupam
esse espaço: Itaú, Liberty Seguros e Nescau, além da Wise Up.
Nenhum comentário:
Postar um comentário