PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 22 de maio de 2012

ENQUANTO ISSO,OS GASTOS E AS REMOÇÕES POR CONTA DAS OBRAS DA COPA 2014 CONTINUAM NAS CIDADES-SEDE!!

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/9931/ALDEIA+MARACANA+PODE+SER+DESALOJADA+POR+OBRA+DA+COPA.html

"Aldeia Maracanã" pode ser desalojada por obra da Copa

Indígenas temem sua expulsão do local, onde funcionava o Museu do Índio


(crédito: Centro Cultural Indígena)

Indígenas de várias tribos diferentes ocupam uma área ao lado das obras do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Eles convivem em um espaço onde antes funcionava o Museu do Índio.

O prédio pertence ao governo federal, mas está sem ocupantes oficiais desde que o museu fechou, há seis anos. Nesse período, os índios ocuparam a área próxima ao futuro estádio da Copa de 2014 e agora vivem ali, cultivando suas hortas e cozinhando segundo receitas repassadas por seus ancestrais, informou o site G1.

Agora a chamada Aldeia Maracanã está ameaçada com as obras de reforma do estádio e os moradores estão apreensivos e suspeitam que serão forçados a deixar o local, que será ocupado pelo estacionamento do estádio.

Terreno doado em 1865
Segundo reportagem publicada no site CMI Brasil, a ligação dos índios com este terreno remonta a 1865, quando o primeiro proprietário, o Duque de Saxe, doou o espaço à União para a construção de um Centro de Investigação Cultural Indígena.

O edifício abrigou o antigo Museu do Índio em 1953, mas a partir de 1977, com a transferência do museu para o bairro de Botafogo, a construção foi abandonada e ficou sob responsabilidade do Ministério da Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário